Importância do bem-estar no ambiente de trabalho



O bem-estar no ambiente de trabalho é uma busca constante de diversos profissionais, diversos departamentos, a fim de promover um ambiente criativo e produtivo. Estar de bem com seus colegas e com o ambiente físico que o envolve garante que os pensamentos estejam motivados e livres para alcançarem ideias novas e seguirem rumo ao alcance de metas, rumo às conquistas mais íntimas.

Por outro lado, problemas podem fazer com que a equipe perca muitas horas de trabalho. Distrações, deslocamentos desnecessários, falhas com as atuais tecnologias, como internet e telefone, podem fazer com que cerca de 44 horas produtivas por semana caminhem "ralo abaixo", de acordo com pesquisa da Steelcase, empresa de mobiliário corporativo. A pesquisa acusou também que cerca de 17% das despesas com os colaboradores da empresa são devidos a tais falhas.

A conclusão foi determinada após considerar o tempo que os funcionários afirmaram perder tentando resolver essas questões.

No Brasil, a pesquisa foi realizada em julho deste ano com empregados de multinacionais que atuam aqui no país.




Os funcionários apontaram alguns fatores que julgaram relevantes, como retenção de talentos, incentivo à inovação e criatividade, e satisfação da força de trabalho.

Nesse contexto, cerca de 86% dos talentos são perdidos, eles vão em busca de oportunidades que os reconheçam e estimulem sua capacidade produtiva. A pesquisa também mostrou que as formas de trabalho devem se modificar, com opções mais flexíveis, por exemplo, com ambientes mais informais e por que não o Home Office.

De acordo com a responsável pela pesquisa, Izabel Barros, os dados indicam que, no futuro, as atividades Home Office tendem a aumentar, os trabalhos tendem a invadir as fronteiras para fora dos edifícios de concreto. Ela acredita que caminhamos para um ecossistema de espaço de trabalho que envolve nossas casas, o escritório, e espaços públicos. Dessa forma os gestores também otimizariam os custos, mantendo os melhores talentos.

Por Vivian Schetini


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário