Dicas para aumentar as chances de conseguir o emprego que deseja





Encontrar um trabalho em época de crise econômica certamente é uma tarefa difícil. Se você está procurando um bom emprego, mesmo que esteja empregado, não se desespere. Oportunidades para trabalhar no cargo desejado ou na empresa de seus sonhos existem, basta que você se qualifique e siga algumas dicas para aumentar suas chances de conseguir o desejado emprego. Abaixo você encontrará 8 dicas bastante úteis que ajudarão você a atingir seu objetivo:

1. Identifique suas melhores oportunidades:


Elabore uma lista dos cargos e lugares em que você gostaria de trabalhar e veja quais os que você se adapta melhor e tem maiores chances. Lembre-se que seu currículo deve ser sempre bem elaborado para que não pareça uma lista de empregos anteriores.  

2. Tenha contatos:

Networking é essencial para que você consiga um bom emprego. Certamente se você deseja trabalhar em uma companhia em que você possui contatos, sua chance aumenta consideravelmente, principalmente se você for bem indicado. Por isso mantenha seus contatos bem próximos de você na busca de um novo emprego.


3. Verifique como está sua reputação:

Saiba o que outros estão dizendo sobre sua forma de se comportar e trabalhar. Verifique na internet seus perfis em redes sociais e ajuste algumas coisas que poderiam degradar sua reputação perante um recrutador. Muitos deixam de conseguir um bom emprego por apresentarem uma vida online incompatível com o cargo desejado, mesmo que tenha competência para exercê-lo.  

4. Negocie suas deficiências como profissional:

Se você acha que pode exercer uma função mas não tem experiência suficiente ou formação necessária, fale diretamente com o responsável pelo setor que você pretende trabalhar e mostre a ele que você é capaz. Peça conselhos a ele sobre onde você pode melhorar. Seja humilde para reconhecer seus defeitos, nenhum profissional é perfeito.  

5. Analise seu perfil profissional:

Essa pode ser um dos fatores que mais impedem que profissionais executem determinadas funções. Por isso, avalie seu perfil como profissional e veja se está compatível com o cargo que você deseja ocupar. Se não estiver, faça ajustes oportunos e, caso precise, peça ajuda a um profissional da área.  

6. Controle seu desempenho em entrevistas de emprego:

Não basta ser um bom profissional e não conseguir apresentar-se como tal. Você deve se comportar como um bom profissional em uma entrevista de emprego, em que, provavelmente, o recrutador o colocará sob pressão. Mantenha o controle e mostre o quão competente você é para exercer a função desejada.  

7. Saia de casa e veja as oportunidades em sua cidade:

Caminhe pela cidade e analise os melhores lugares onde você pode trabalhar. Leve em conta o ambiente do estabelecimento e veja como os funcionários se comportam em relação aos clientes da empresa. Isso vai lhe ajudar a não se deparar com uma decepção de conseguir uma vaga na empresa errada.  

8. Tenha por perto pessoas otimistas:

Se você já se cobra internamente não é necessário que tenha mais pessoas fazendo isso. Assim, procure pessoas que são otimistas e que acreditam que você pode conseguir o trabalho que desejar. Isso ajudará você a ter uma expectativa positiva em relação aos fatos, além de transparecer felicidade.

Por William Nascimento



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *