Como implementar o programa 5S no trabalho





Que tal implantar o programa 5S no seu trabalho? O programa é uma ferramenta, que é usada para implantar o Sistema de Qualidade Total. O método é originado do Japão e tem a finalidade de reestruturar, organizar e melhorar a produção das indústrias japonesas. Ao implantar o programa no seu cotidiano de trabalho, é possível melhorar o desempenho e a produtividade.

1º S – Seiri – senso de utilização:


Separe as coisas necessárias e elimine tudo o que você não usa mais. Jogue fora caneta sem tinta, papel, rascunhos, ou seja, tudo o que ocupa um espaço desnecessário no local do seu trabalho.

2º S – Seiton – Senso de organização:

Deixe tudo o que você precisa perto de você. Lembre-se de que cada coisa deve ficar no seu devido lugar. Quando for necessário arrume ou agrupe os objetos, para que fique fácil manuseá-los e encontrar o que precisa.


3º S – Seisou – senso de zelo ou limpeza:

Elimine a sujeira, manchas, poeira ou qualquer outro tipo de resíduo do seu ambiente de trabalho. Antes de iniciar as suas atividades, procure limpar a mesa e também o seu computador.

4º S – Seiketsu – Senso de saúde e higiene:

Procure conservar a limpeza do ambiente, assim, você pode criar uma padronização. Mantenha as coisas limpas e organizadas. Assim, o seu local de trabalho será muito mais agradável.

5º S – Shitsuke – Senso de autodisciplina:

Procure cumprir as coisas do seu trabalho de forma disciplinada e focada. Estabeleça padrões e cumpra rigorosamente o seu cronograma diário com as tarefas que foram propostas. Não desperdice tempo com coisas que não tenham a ver com o assunto. Mantenha a concentração na atividade que está realizando.

Além de implantar o 5S no seu trabalho, você também pode fazer isso na sua casa. Aos poucos, os resultados podem ser notados, assim como a qualidade.

O que achou da ferramenta 5S? Vai implantar ela no seu trabalho? Depois conte para a gente o resultado.  

Por Babi



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *