Dicas de como motivar os funcionários

Categoria: Dicas, Empresas, Funcionários, Motivação


Em qualquer profissão é vital que os funcionários se sintam motivados. O dinheiro não é a chave para motivar os colaboradores de uma companhia para os estimular a fazer seu trabalho da melhor forma, sempre pensando nas melhores escolhas para a empresas. Há outras coisas que podem motivar os funcionários. Algumas delas são bem simples de serem executadas e apresentam resultados incríveis.

Certamente, com uma equipe motivada a empresa poderá colher melhores frutos e conseguir um ambiente de trabalho produtivo e bastante profissional. Veja abaixo quais são cinco maneiras de motivar uma equipe mais do que o dinheiro:



1. Seja generoso e elogie:

Todas as pessoas gostam de receber elogios quando executam uma atividade com primor. Portanto, se um funcionário fez seu trabalho com boa qualidade o elogie. Você o estimulará a fazer cada vez melhor com apenas poucas palavras. Isso também ajudará o funcionário a não encarar seu trabalho como um fardo.  

2. Deixe que eles tenham ideias:



Trabalhe em um ambiente onde todos possam opinar e talvez executar alguma função como acham que deve ser feita. Não dê muito padrão para as coisas serem realizadas. Deixe que os funcionários de determinado setor possam surpreender a empresa e a eles próprios. Ordenar que tal atividade seja executada exatamente como foi pedido não ajudará a despertar o melhor de cada funcionário.   

3. Nunca critique:

Nenhum profissional, por melhor que possa ser, gosta de ser criticado. Quando isso acontece em público é pior ainda. Por isso, quando você precisar apontar algo errado em um determinado profissional, faça isso de forma que a pessoa possa aprender com seus erros.  

4. Deixe todos serem líderes:

Enfatize os pontos fortes de cada pessoa e deixe-as saber o que podem fazer para executar uma tarefa da melhor maneira. Em outras palavras, deixe que, pelo menos às vezes, os funcionários liderem suas próprias atividades.  

5. Reconheça o profissional que sempre é correto:

Todas as empresas contam com este tipo de profissional. Aquele que sempre se destaca em relação aos outros, por sua seriedade, comprometimento e qualidade em executar suas funções. Infelizmente grande parte deles são tratados como os demais, e isso não é o correto. Por isso recompense os funcionários que sempre se destacam. Pequenas recompensas como uma sessão de Spa, um dia com a família em um hotel fazenda, ou até mesmo meio período de folga em uma sexta-feira, certamente ajudará não só a ele, mas a todos a se sentirem mais motivados.

Por William Nascimento

 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário