Cuidados que devem ser tomados antes de enviar um e-mail

Categoria: Dicas, Profissionais, Trabalho

  

Você sabia que é fundamental tomar alguns cuidados na hora de enviar um e-mail? Mesmo sendo uma das principais formas de comunicação no meio corporativo, é imprescindível saber escrever de forma clara, correta e objetiva. Por exemplo, dependendo da maneira como se escreve, podem existir interpretações erradas e, devido a isso, causar transtornos desnecessários.

O e-mail é menos invasivo, ou seja, o destinatário só vai responder quando tiver disponibilidade ou encontrar a resposta que seja mais adequada. Além disso, o e-mail é uma forma de comunicação rápida e que traz agilidade. Mas, ainda existem pessoas que preferem conversar pessoalmente ou mesmo por telefone. Por isso, antes de mandar um e-mail, verifique se o destinatário não prefere receber um telefonema, por exemplo.

Ao conversar pessoalmente, as palavras são expostas e a pessoa pode falar tudo o que realmente precisa. Através do e-mail o uso das palavras pode ficar limitado e a pessoa entender errado. Ou seja, muitas vezes o e-mail é usado como uma fuga para uma conversa difícil, por exemplo. Afinal é muito mais fácil escrever do que falar pessoalmente, certo?

Antes de enviar um e-mail para um colega de trabalho, tome os seguintes cuidados:

  • A mensagem está sendo clara?
  • A mensagem tem todas as informações precisas?
  • Há erros de português? (Revise antes de enviar)
  • A linguagem está adequada?



Responda a estes questionamentos antes de mandar o e-mail para o destinatário. Lembre-se de que se você precisar de uma resposta urgente, o melhor é ligar. A pessoa pode visualizar os e-mails por meio do tablete, telefone ou somente ao chegar em casa.

Muitas vezes, as pessoas ficam focadas no conteúdo da mensagem e não na forma como ela será transmitida. Lembre-se de que enviar um e-mail não garante o seu recebimento e nem sempre assegura a compreensão de quem está lendo.

Gostou das dicas? Que cuidados você toma antes de mandar um e-mail? Conte para a gente!

Por Babi


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário