Dicas de como realizar um bom trabalho em equipe





Um bom trabalho em equipe é fundamental para atingir resultados importantes, seja no âmbito profissional ou pessoal. É claro que âmbitos diferentes exigem atitudes diferentes, mas, mesmo assim, de certa forma o êxito é o mesmo. Em uma família, por exemplo, temos nossos pais, filhos, esposa ou marido, os quais constituem nossa "equipe da vida pessoal", e com eles aprendemos e absorvemos o que chamamos de crenças, valores e culturas, para assim passar a viver e conviver com outras pessoas. A partir daí, entra um grande desafio: conviver com outras pessoas de atitudes, crenças e valores diferentes. Muitas pessoas não enxergam isso, mas, quando se entra em uma empresa para trabalhar, entramos em um mundo diferente com pessoas diferentes, e para dar certo, é preciso seguir algumas regras básicas, como:

– Ser mais flexível:


Isso quer dizer que você precisará abrir mão de algumas atitudes e costumes que muitas vezes podem não ser aprovados por outras pessoas. Quanto mais você é flexível com as pessoas, mais você receberá respeito delas e a convivência tenderá a ser muito melhor.

– Saber compreender:

Pessoas mais compreensivas conquistam mais as pessoas e se sobressaem melhor na evolução das relações. Por isso, quando estiver numa situação ameaçadora, saiba que a falta de compreensão pode colocar tudo a perder, já que as coisas podem ser interpretadas de uma maneira diferente.


– Ajudar as pessoas:

Se você convive com outras pessoas, ou melhor, trabalha em equipe, é fundamental que você tenha disposição para ajudar seus colegas quando for preciso. Tenha consciência de que ajudando as pessoas da sua equipe, você estará ajudando a você mesmo.

– Saber separar aspectos pessoais de aspectos profissionais:

O maior erro da maioria dos profissionais é achar que só porque trabalha em equipe, por exemplo, tem que viver a vida do outro de forma misturada, pessoal e profissional. Portanto, no trabalho seja um profissional exemplar, deixe as questões pessoais para serem tratadas fora do trabalho.

Por Daniela Almeida da Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *