Dicas para manter uma boa comunicação no trabalho

Categoria: Dicas, Empresas, Profissionais, Trabalho


No mundo da comunicação, nos deparamos com diversos tipos de falas, gestos, olhares, comportamentos, entre outros aspectos que variam conforme cada indivíduo, de acordo com sua cultura, aprendizado e crença.

Quando estamos no trabalho, por exemplo, devemos tomar o máximo de cuidado ao nos comunicarmos com alguém e ao transmitirmos essa comunicação a diante, seja para um outro setor ou diretamente para um outro profissional.

Um bom exemplo para ilustrar uma situação, é o de uma recepcionista, a qual é responsável em anotar recados e direcionar informações a outros ramais e setores de uma empresa. É ela que se encarrega de passar corretamente toda a comunicação que chega para ela, seja através de telefone, e-mail ou pessoalmente. Qualquer deslize pode afetar uma área toda, a ponto de causar um mal entendido, resultando até em uma discussão.

Para evitar que isso aconteça, é necessário tomar algumas precauções, dentre elas:

– Saber com quem está falando:

Para que a comunicação fique clara e objetiva, é necessário saber com quem está se falando. Para isso, é preciso saber o nome, o local de onde a pessoa fala, a sua profissão, etc.

– Qual o tipo de assunto:




Para que se entenda perfeitamente o assunto é preciso saber evidentemente o tipo do assunto a se tratar e a quem ou o quê ele se designa. Evite desviar o assunto e ficar interrompendo a outra pessoa o tempo todo.

– Saber ouvir:

Quem ouve compreende e produz mais, por isso, quando estiver recebendo uma informação, ouça-a primeiro, e, se for o caso, anote o recado ou a informação para se certificar de que você realmente a compreendeu.

– Seja mais atencioso com tudo:

Falta de atenção é o que mais causa sérias divergências, e às vezes é por bobeira. Por isso, antes do mais nada, mantenha sempre a sua atenção sobre a informação que o outro está passando para você, pois ela é a principal chave para um bom entendimento.

Por Daniela Almeida da Silva


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário