Dicas de como se organizar e otimizar seu tempo




Você tem o hábito de deixar tudo para depois? Sabia que adiar tarefas pode atrasar a sua profissional e diminuir o seu desempenho produtivo? Que tal começar a mudar esse vício? Não sabe como? Confira algumas dicas, que podem te ajudar a ganhar mais tempo.

Comece a desenvolver técnicas de organização. Para isso, é fácil encontrar muitos aliados como uma agenda ou mesmo um programa de computador. Assim, aos poucos você vai tentando manter a organização em dia.


Depois, monte uma pequena lista com as tarefas que você tem que fazer. Assim, você vai tendo noção do que precisa fazer no seu dia a dia de trabalho. Muitas pessoas pensam que tem muito “tempo” disponível, mas dependendo da atividade um dia é muito pouco.

Você já deixou alguma atividade para depois? É fundamental que a pessoa tenha uma noção de quanto tempo vai demorar para executar determinada tarefa, para que possa programar e planejar durante o dia.  Assim, depois que colocar na sua lista as tarefas, acrescente o tempo que vai demorar para cumprir.

Trabalhe com prioridades, ou seja, tarefas urgentes devem ser desenvolvidas primeiro. Marque as que são mais importantes na lista, assim, você não esquece ou prioriza alguma atividade menos importante.


Você sempre deixou tudo para depois ou só passou a fazer isso depois que assumiu uma nova função na empresa? É preciso que saiba avaliar e analisar esses fatores. Assim, se foi em decorrência do novo cargo, busque outras maneiras de se organizar. Outra dica é delegar as atividades menos importantes, para que sobre tempo e foco nas tarefas urgentes. Porém, se estiver muito sobrecarregado, que tal falar com o seu chefe? Explique a ele o que esta acontecendo e lembre-se de que não é possível carregar o mundo nas costas. Não assuma responsabilidades que não vai dar conta e nem projetos que não terá tempo de cumprir.  

Por Babi



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