Dicas de como se comportar em uma entrevista de desligamento


  

Não é fácil encarar uma entrevista de desligamento. Você já passou por essa situação? Ao sair da empresa, parece que passa um filme na cabeça com todos os momentos vividos e batalhados. Mas, neste tipo de entrevista não é a hora de lavar a roupa suja, ou mesmo de terapia. Confira algumas dicas do que não se deve fazer no momento final:

– Nada de lavar a roupa suja:

Não importa se você é demitido, ou foi quem pediu demissão, a entrevista final não é para lavar roupa suja. Ao ser chamado para ter uma conversa definitiva com o RH é comum que os profissionais queiram aproveitar a situação para expor os fatos e o que aconteceu, mas é preciso tomar cuidado. Assim, não confunda a entrevista final com uma terapia, e responda somente ao que for perguntado com clareza, objetividade e sinceridade.

– Não diga “até nunca mais”:

Não se despeça de forma definitiva, porque o mundo pode dá voltas. Mantenha as portas abertas e despeça-se normalmente. Pode ser que no futuro você seja recontratado ou mesmo forme uma parceria para novos projetos. O importante é manter as relações. Veja a entrevista final como um ciclo que se fechou.

– Não fique preso ao passado:




Durante a conversa fale a verdade sobre o que passou, os sentimentos e energia que foram vivenciados. Mas, olhe para frente e mantenha o foco no futuro, ou seja, demonstrando que a situação trouxe aprendizado para a sua vida.

– Cuidado com as palavras:

Lembre-se de que a entrevista final é um momento delicado, por isso, não espere que acredite apenas em você. Lembre-se de que o peso maior da palavra muitas vezes é considerada de quem fica na empresa, e não quem esta saindo. Por isso, exponha a verdade com argumentos coerentes.

Depois da entrevista final, foque no futuro e busque por outras oportunidades. O mercado está cheio de possibilidades.

Você já encarou uma entrevista final? 

Por Babi


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário