Falta de reconhecimento dos professores no Brasil

Categoria: Brasil, Notícias, Professores

  

Ser professor no Brasil hoje não é uma tarefa fácil, requer do desse esquecido profissional paciência acima de tudo, perseverança, tempo e planejamento para o exercício da sua profissão.

Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) dão conta que os professores no Brasil recebem os menores e mais baixos salários do mundo em comparação aos salários pagos para profissionais da educação de países desenvolvidos. Só para se ter uma noção de valores, um professor no Brasil recebe em início de carreira em média, por ano, cerca de US$ 10.375 enquanto que em Luxemburgo paga-se a esse profissional cerca de US$ 66.085 por ano, ou seja, esse último docente citado recebe sete vezes mais em comparação ao professor no Brasil.

Tratar da educação no país de um modo geral requer das autoridades planejamento de várias questões que são fundamentais e vão desde as estruturas físicas das escolas, a segurança dos alunos e professores, as desigualdades regionais, a evasão escolar e um fator também muito importante que é a remuneração dos professores. Acredito que os tópicos apresentados são todos muito importantes para a condução de um sistema de ensino público de qualidade.

A falta de atenção por parte dos governantes para com os professores vem causando a desmotivação e migração desses profissionais para outras áreas com salários mais atrativos. Nesse sentido o prejuízo maior disso tudo é o próprio sistema de ensino que fica cada vez mais fragilizado.




É sabido também que ultimamente ocorreram progressos na educação, mas muito aquém do que se almeja. Uma das ações do governo federal foi a ampliação de alguns programas em andamento no país, com destaque para a aprovação de parte dos recursos dos royalties do pré-sal para investimentos na educação.

Portanto, se esses recursos forem realmente aplicados poderemos acreditar que num futuro próximo poderemos ter educação pública de qualidade a começar, como dito antes, pela valorização dos professores, os quais possuem papel fundamental na condução da educação do nosso Brasil.

Por Valter Falinácio


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário