Dicas do que responder quando o recrutador pede para falar sobre você




Você chega a uma entrevista de emprego e o recrutador pergunta: fale-me sobre você. Neste momento, o que você faz? Começa a contar sobre toda a sua vida: cidade que nasceu, o que fazia na infância, sua comida favorita, entre outros assuntos? É preciso direcionar a resposta, porque a pergunta, no fundo, quer descobrir se você é a pessoa certa e tem o perfil para a vaga. Desta forma, é preciso ter atenção e cuidado, para não entrar em detalhes desnecessários.


Então, o que responder? Comece falando um pouco da sua vida focando em pontos relacionados ao local em que estudou e o que aprendeu. Foque nas suas experiências profissionais com detalhes, que possam chamar a atenção do recrutador. Fale sobre o seu cargo ou um projeto importante, que tenha participado.

Aborde, também sobre algum feito importante na sua trajetória e que tenha sido impactante, ou seja, que desperte o interesse do recrutador. Mas, lembre-se de que precisa ser algo, que possa facilmente ser explicado. Depois, aborde falando o que deseja para a sua trajetória profissional e que seja relevante para o cargo, que esteja almejando na entrevista. Assim, mostre que é o melhor para o trabalho.

Preste atenção para não expor detalhes que são desnecessários. Antes da entrevista, ensaie em casa, para facilitar. Outra dica é escrever os pontos importantes da sua carreira e todos os desafios. Ao responder, seja claro, direto e muito objetivo. Depois, que escrever peça a opinião de seus amigos e familiares.

Durante a conversa com o recrutador mantenha a calma e a concentração, ou seja, esteja 100% presente na entrevista. Não fique preocupado com outros assuntos e não deixe que o seu nervosismo ou ansiedade possam atrapalhar você.

Confie no seu potencial para conquistar a vaga. Além disso, estude sobre a empresa, os produtos que ela tem no mercado, ou seja, conheça a organização, que deseja trabalhar.

Leia também:  Dicas para Procurar Emprego

Por Babi

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.