Perguntas frequentes em entrevistas de emprego



Não há como fugir: a entrevista de emprego individual assusta grande parte dos candidatos a uma vaga. Seja por insegurança, despreparo ou até mesmo nervosismo, as questões realizadas pelos selecionadores amedrontam – e muito! Mesmo sabendo que quase sempre as mesmas perguntas são feitas, esporadicamente os selecionadores aplicam novos questionamentos, que algumas vezes podem pegar os candidatos de surpresa.  

Pensando em lhe dar uma mãozinha, selecionamos as 5 perguntas mais realizadas em entrevistas de emprego. Além de saber quais são, você descobrirá como se sair bem nas respostas. Leia e confira! 



1- Fale um pouco sobre você. Como você se define? 

Esta é a pergunta mais feita em entrevistas. Porém, nem sempre é fácil falar de si mesmo. Nesta questão, o entrevistador espera que o candidato discorra sobre seu perfil pessoal e profissional. A grande dica é ser sucinto e direto, sem grandes enrolações. Valorize suas qualidades e prove que o seu perfil é o ideal para esta vaga. 



2- Quais seus objetivos a curto e longo prazo? 

Antes de te contratar, a empresa em questão precisa saber quais as suas expectativas profissionais. Por isso, é interessante adequar suas respostas o mais próximo possível aos objetivos da companhia. Ah, evite respostas como "Quero ganhar um bom salário", ou ainda "Quero me aposentar aqui!". 

3- Por que você decidiu enviar seu currículo para nossa empresa? 

Esta é uma das questões que "pega" em cheio os candidatos. É preciso demonstrar os reais motivos que o fizeram se candidatar à vaga e à empresa. Faça uma pesquisa prévia e entenda as missões e valores da organização. Deixe claro que a empresa é atrativa a qualquer candidato que deseja crescer profissionalmente. 

4- Qual a decisão mais difícil que já tomou em sua vida? 

Com esta questão, o selecionador pretende forçar uma autoanálise, de modo que o candidato relembre situações nas quais tenha sido confrontado e pressionado a tomar atitudes válidas e eficientes, em prol da resolução de um problema, da melhor forma possível. 

5- O que você procura em um emprego? 

Aqui, muitas são as possibilidades de resposta bem aceitas pelos entrevistadores. Porém, foque-se no desenvolvimento pessoal e profissional, crescimento da empresa, novos desafios etc. 

Mesmo sabendo quais são algumas das perguntas mais questionadas em entrevistas de emprego, não hesite em se preparar e manter-se calmo durante o processo.

Boa sorte! 

Por Tati M.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *