Entenda o que é Job Rotation em programas de trainee e estágio




Você sabe o que é o job rotation? Em programas de trainee, por exemplo, muitos aprovados passam pelo aprendizado por meio do job rotation. O significado é simples: “job” quer dizer trabalho e “rotation” rotação. Em outras palavras, significa a alternância de trabalho que o profissional vai realizar no seu dia a dia. Ou seja, o que ele vai aprender em outros cargos e funções dentro da empresa.

Por meio deste processo, a Organização ensina aos profissionais outras funções. O Job Rotation é realizado, principalmente, por estagiários e formandos em programa de trainee. Ou seja, eles vão passar por vários cargos e funções e, assim, adquirindo experiência e aprendizado. Além de estar integrado cada vez mais a Organização.


O Job Rotation é uma alternativa de baixo custo para a empresa para treinar os profissionais, além de ser eficaz e eficiente. Para proporcionar o aprendizado, o programa precisa ser bem estruturado e montado dentro da organização.

Com o bom planejamento, a empresa vai poder viabilizar e investir de forma correta job rotation. Ou seja, é a partir deste planejamento que será evitada a perda de tempo e dinheiro, e também vai evitar outros tipos de problemas como, por exemplo, o profissional ir para o cargo errado ou fazer com que ele se sinta perdido ou que atrapalhe as atividades de algum outro setor.

Por meio do job rotation, o profissional vai ter a oportunidade de aprender mais e receber um treinamento diferente, dinâmico e muito interativo. Além disso, vai conseguir desenvolver habilidades como comunicação, liderança, entre outros. Assim, também, vai poder aprender a superar dificuldades e conhecer novas possibilidades dentro da Organização. Ou seja, o profissional vai conseguir desenvolver seus pontos fortes e descobrir afinidades em diversos cargos.


Você já participou de um job rotation? Se um dia tiver oportunidade, aproveite o treinamento, para desenvolver as suas habilidades profissionais e conhecer os mais variados tipos de funções da sua empresa. 

Por Babi

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *