Importância de fazer uma reflexão profissional





Fazer uma autorreflexão é primordial não só para se conhecer, mas também avaliar a sua vida profissional. Ou seja, para saber se está no caminho certo ou se chegou a hora de mudar, e tentar conseguir outros objetivos. Por que é preciso fazer uma reflexão profissional? Veja abaixo:

Qual a sua contribuição?




O que você é para a empresa? Como contribui com o sucesso dela no mercado? É essencial saber responder a estes questionamentos. Mantenha uma postura positiva e tenha pensamentos otimistas, para que os líderes da sua empresa possam saber quem você é. Além disso, tente criar os melhores resultados e manter um excelente desempenho profissional na empresa.

Você é um candidato ideal?


Se abrisse uma vaga para a sua empresa hoje, no seu cargo, você seria o candidato ideal? Teria os perfis e o conhecimento necessário para assumir a função? Quantifique e qualifique todas as suas realizações, tanto no trabalho quanto fora dele. Fique por dentro do salário, conhecimento, habilidade, entre outros.

Como está o seu aprendizado?

O profissional precisa estudar e evoluir, ou seja, não pode ficar parado e estagnado esperando as coisas acontecerem. É preciso correr atrás, estudar e aprender de forma efetiva. Como está o seu aprendizado? É importante que mantenha um compromisso e comprometimento com o seu autoconhecimento.

Você sabe o que a sua empresa precisa? Antecipe-se às necessidades futuras da sua empresa e desenvolva-se profissionalmente para atendê-las. Aproveite as oportunidades, cursos ou viagens que surgirem e possam aprimorar o seu conhecimento profissional. As pessoas precisam ser proativas e buscar por projetos que vão ajudar no desenvolvimento e crescimento.

Se o seu cargo sumir, você tem um plano de carreira?

Mantenha-se ativo no mercado de trabalho construindo o seu networking. Tenha o currículo atualizado e saiba o valor que você proporciona para a organização em que trabalha. Desenvolva um plano de carreira. Desta forma, você sabe para onde está indo e com qual objetivo. 

Por Babi



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *