Mestre de obra – Informações sobre a profissão

Categoria: Dicas, Mestre de obra, Profissão, Trabalho

  

Com o crescimento desenfreado da construção civil no Brasil, houve carência de profissionais que possuíssem plenas condições de trabalhar em equipe sem criar conflitos e sem transformar o ambiente em um ambiente desagradável. Liderar algo significa ser o primeiro, puxar a fila, dominar o conteúdo e imprimir alto ritmo na execução, ser o ponto de descarga e por aí vai. Coordenar algo significa distribuir o conteúdo, organizar as ideias e aplicá-las, pesquisar e adquirir maior conhecimento antes de aplicar, fazer parcerias para alto desempenho. 

Encontramos ainda o Mestre de Obra na versão de Líder, instituído como um líder da equipe de profissionais, cujo mesmo é conhecido como o “chão de Fábrica”, o responsável por acelerar a produção e acompanhar a qualidade. Para os profissionais liderados o Mestre de Obra é o chato, o insaciável, enquanto que para os executivos o Mestre de Obra é a participação de lucro, a redução de perdas e a chave de desarme dos acidentes.

Esse tipo de característica tende a perder espaço nas empresas mais conceituadas onde a gestão é comandada através de grupos de profissionais, atuando com um grupo de ideias de maneira selecionar as melhores. Surge nesse aspecto o Mestre de Obra coordenador, instituído como um coordenador dos conhecimentos técnicos dos profissionais envolvidos, de maneira que na visão dos profissionais coordenados o Mestre de Obra seja ouvinte, paciente e distribuidor de tarefas, enquanto que para os executivos o Mestre de Obra deve ser experiente, com visão em gestão e recursos humanos, didático e prático ao passar suas ideias tanto aos executivos como aos coordenados.




Entendemos que a determinação em ter um Mestre de Obra que lidera ou coordena está diretamente ligada ao tipo de gestão que uma empresa adotou, desta forma o Mestre de Obra deve estar preparado para Liderar com imposição e alto ritmo e ao mesmo instante coordenar conhecimento alheio através de seu próprio conhecimento ou conhecimento emprestado, de maneira a satisfazer executivos e profissionais.

Por Samuel Vasconcelos


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário