Dicas para prender a atenção da plateia em reuniões e apresentações




Você vai participar de alguma reunião importante? Vai ter que apresentar uma palestra? O nervosismo e a ansiedade são sintomas comuns. Que tal aprender alguns truques para prender a atenção da plateia? Desta forma, todos acharão a sua apresentação divertida e no final será somente elogios. Quer ver?

– Confiança!


É preciso ter confiança em si que vai realizar uma excelente apresentação. Estude o tema, ensaie em casa e acredite no seu potencial. Fale com convicção, mostrando segurança e que domina o assunto.

– Interaja com as pessoas:

Ninguém aguenta uma palestra por muito tempo, que não seja interativa e dinâmica. É difícil manter a concentração por muito tempo. Durante as reuniões ou palestras o público começa a se distrair e o sono aparecer. Como conseguir a atenção de volta? Interaja com eles. Durante o evento, faça perguntas e questionamentos. Queira saber a opinião deles ou simplesmente peça para eles desenharem ou escreverem alguma coisa.


– Faça pequenas pausas:

Ninguém aguenta prestar atenção o tempo todo. As pausas são importantes para que o público possa descansar comer alguma coisa e se distrair. Desta forma, ao retornar todos estarão com mais pique para prestar atenção em você. Por isso, ao fazer um planejamento para a sua palestra estipule um tempo de pausa para os participantes.

– Mude a sua posição:

Permaneça em uma posição durante um tempo da sua apresentação e depois mude. Não fique parado no mesmo lugar o tempo todo. Movimente-se para manter a concentração do público em você.

– Mude o assunto:

Mesmo que o assunto seja importante, uma vez ou outra interrompa e mude o assunto, para entrar em outros tipos de histórias. Por exemplo, você pode dizer: “Agora eu quero falar sobre outra coisa muito diferente”. Assim, você consegue reter a atenção das pessoas em você.

Gostou de saber destas dicas para fazer uma boa apresentação? Conhece outras? Que tal contar para a gente? 

Por Babi



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *