Saiba como pedir férias ao seu chefe





Depois de muito tempo de trabalho, é natural nos sentirmos cansados. Para isso existem as férias de tempo de serviço. Infelizmente, algumas empresas demoram para liberar os funcionários para as férias, fazendo com que muitos deles peçam após um ano ou mais de trabalho contínuo. Porém, existem pessoas que mesmo passando por isso, preferem ficar meses aguardando uma chamada de férias da empresa, sabendo que essa chamada pode demorar.

Às vezes, por falta de coragem ou mesmo por medo de uma demissão, essas pessoas evitam qualquer tipo de contato com o chefe para conversar sobre férias. Caso esteja nessa situação, atente-se às dicas a seguir:


– Quando vencer as suas férias, fique um tempo no aguardo, pois talvez existam outras pessoas na mesma situação que você.

– Se a demora persistir mais do que seis meses recorra a uma conversa primeiramente com o setor de recursos humanos. Caso não houver respostas e a espera se estender mais do que o prazo estabelecido, fale diretamente com o seu chefe. É importante que você não vá falar diretamente com ele antes de se informar no setor de recursos humanos, pois pode provocar desentendimentos.

– Esteja bem informado a respeito de seus direitos antes de formar qualquer conclusão e ir buscar providências com o seu chefe. Antes de procurá-lo, esteja antes ciente de que a conversa é importante.


– Opte por uma conversa franca e tranquila. Caso não for possível ceder as suas férias no momento, tente negociar e reveja possibilidades positivas para os dois lados, ao invés de se deixar levar por uma discussão.

– Seja perseverante e paciente quando houver um acordo. Não tome suas próprias providências sem ao menos procurar saber de seus direitos. Lembre-se de que pode haver mais pessoas na empresa com a mesma situação que a sua pendente. Enfim, saiba que quanto mais você insistir, mais terá que esperar. Portanto, faça apenas aquilo que está ao seu alcance.

Por Daniela Almeida da Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *