Dicas de como descobrir a sua vocação




Muitas pessoas começam a vida trabalhando em algo e assim perduram para o resto da vida. Não param em nenhum momento para refletir se estão no caminho certo, se aquele trabalho faz elas felizes ou se realmente elas possuem uma vocação para aquilo.

Descobrir seu lugar no mercado é descobrir sua vocação, mas, infelizmente poucos sabem disso. Preferem seguir a mesma profissão do pai ou da mãe apenas para agradá-los, ou às vezes os próprios pais já traçam o destino de seus filhos ao nascerem, para eles seguirem tal profissão ou tal carreira. Os pais que têm essa atitude, logo, estão impedindo os filhos de criarem asas e voarem sozinhos, que é o que acontece com a descoberta da vocação. Portanto, na descoberta da vocação, algumas dicas são consideráveis, tais como:


– Questionamentos:

Questionamentos positivos e construtivos a respeito da profissão são sempre bem-vindos quando em certa fase não temos a certeza ou não estamos satisfeitos com aquilo que fazemos. A felicidade vem quando estamos fazendo algo que verdadeiramente gostamos com a alma e com o coração. Quando não trabalhamos de acordo com a nossa vocação, nos sentimos frustrados, irritados e entediados, e a consequência disso pode vir a ser mais frustrantes ainda, como por exemplo não conseguir produzir por excelência.

– Testes de vocação:


Os testes de vocação são excelentes alternativas para quem está com dúvidas sobre qual profissão seguir. Algumas pessoas têm preconceitos com isso, e algumas nem reconhecem o valor de sua eficácia. Mas, vale sempre lembrar que o teste vocacional ajuda as pessoas a seguirem o rumo certo para as suas futuras carreiras, ou seja, ele dá as coordenadas, mas quem vai decidir se segue ou não é você, pois a vocação, antes do mais nada, tem que vir do coração, da alma. Por isso, antes mesmo de procurar um teste vocacional, analise você mesmo suas expectativas sobre o assunto.

Por Daniela Almeida da Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *