Dicas de como usar as redes sociais para conseguir um emprego




Apesar da popularidade das mídias sociais, muitos candidatos a um emprego desconhecem o grande poder que elas podem ter na conquista de uma vaga de trabalho. Embora um networking pessoal ainda seja a principal forma de conseguir contatos profissionais, as redes sociais podem abrir portas para conexões importantes.

Se você está procurando emprego em uma cidade ou estado específico, conectar-se a uma rede de amigos nas redes sociais pode ser de grande ajuda para conseguir oportunidades de estar atuante no mercado de trabalho.


Se você utilizou uma rede social e mesmo assim não conseguiu nenhuma entrevista, há passos interessantes que deve levar em conta.

– Fique atento a pessoas que podem indicar boas vagas de emprego. Ao se conectar com pessoas no LinkedIn, Facebook ou até mesmo Twitter, escolha aquelas que podem realmente encaminhar você para uma vaga de trabalho. Ter diversos amigos nas redes sociais, mas não ter nenhum contato que lhe ajude profissionalmente pode ser frustrante.

– Observe contatos que atuam na cidade que você deseja conquistar um emprego. Se você tiver algum contato pessoal o procure nas redes sociais para pedir indicações.


– Conecte-se com profissionais no LinkedIn. Não há nenhuma outra rede social tão importante profissionalmente como o LinkedIn. Uma dica importante é se conectar com profissionais na rede social e enviar para eles uma mensagem relatando o motivo de seu contato. Isso aumentará a probabilidade de você conseguir um bom relacionamento com o profissional. Depois de enviar a mensagem e receber uma resposta, poderá pedir indicações de profissionais que podem lhe encaminhar para oportunidades de emprego.

– Construa relacionamentos com recrutadores. Os recrutadores estão por toda parte nas redes sociais. Muitos deles postam constantemente vagas de emprego através de uma variedade de plataformas sociais. Portanto, é preciso estar conectado com eles para que você possa receber tais informações. Ao se conectar com eles, poderá criar uma lista de potenciais empregadores, além de fazer perguntas referentes a entrevista e cultura de trabalho da empresa.

A chave para utilizar as mídias sociais para conseguir um emprego é fazer perguntas e interagir com as pessoas certas. Seguindo essas dicas você certamente aumentará suas chances.

Por William Nascimento



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *