Dicas para ser mais maleável e compartilhar suas coisas no trabalho

Categoria: Dicas, Profissionais, Trabalho

  

Quando passamos muito tempo em um trabalho, principalmente quando é em um escritório, com o tempo vamos acumulando objetos e algumas ferramentas de trabalho que nos diz respeito, como canetas (algumas pessoas costumam ter coleções), calculadoras, porta-retratos, blocos de anotações, cadernos, entre outros.

Muitas pessoas compartilham seus objetos, trocam e até emprestam, enquanto outras não querem nem saber de compartilhar, ficam presas dentro de seu egoísmo e não se dão conta que compartilhar faz parte da convivência harmônica e profissional dentro de um escritório. E às vezes, isso acaba sendo a principal causa de discussões e brigas entre funcionários.

Saiba, antes do mais nada, o que você deve fazer para ser mais maleável e receptivo com seus colegas de trabalho nesse contexto de escritório:

1. Troque ao invés de só emprestar:

Sabemos que não é todo mundo que gosta de emprestar suas coisas, seja por que o colega não devolve mais, seja para preservar a integridade do objeto. Por um outro lado, sabemos também que essa atitude depende muito da natureza de cada pessoa, mas, mesmo assim vale a pena fazer um esforço em prol da boa convivência. Se emprestar for difícil para você, então veja a possibilidade de trocar seus objetos. Nesse caso, troque uma caneta por um lápis, um bloco de notas por uma calculadora, etc. Essa troca pode tanto ser temporária, para dar tempo de ambos utilizarem conforme suas necessidades, ou efetivas, caso as duas pessoas forem precisar a longo prazo.




2. Seja compreensivo:

Muitas vezes, se a pessoa está pedindo algo emprestado é porque realmente ela está precisando naquele momento, portanto, você poderia pelo menos ter uma boa postura diante disso. Empreste o objeto para ela explicando suas condições para que não ocorram imprevistos, por exemplo.

Um ambiente de trabalho precisa ter uma boa convivência, por mais difícil que ela seja, por isso, certas atitudes podem contribuir em uma boa imagem em relação a você mesmo. Tente ao menos fazer um pequeno esforço diário, pois pequenas atitudes é que fazem a diferença.

Por Daniela Almeida da Silva


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário