Como adquirir experiência profissional para o mercado de trabalho?



A colocação ou recolocação no mercado de trabalho não está fácil, além do alto nível de exigência nos processos seletivos, 2014, mais precisamente o segundo semestre, foi um ano turbulento para os negócios. Contudo, é sobre este alto nível que quero falar.

Se iniciarmos uma busca rápida pelas descrições das vagas para diversos níveis, veremos uma grande exigência acadêmica e profissional, além é claro, do nível de inglês essencial nos dias de hoje. O mercado busca cada vez mais, as pessoas mais preparadas para suas exigências, concomitante a isso, as pessoas estão buscando qualificações em suas áreas, deixando assim, o mercado muito concorrido.

Podemos dizer que hoje grande parte da qualificação das pessoas se dá pelo incentivo do governo com suas escolas técnicas e faculdades públicas. Podemos dizer também que grande parte do conhecimento das pessoas foi facilitada com o uso da internet, pois sabendo usa-la, é possível buscar informações que não se aprende nem em faculdade.




Além da formação acadêmica e conhecimento, está sendo exigida uma grande experiência profissional, é aí onde muita gente é desclassificada. Neste grupo encontram-se os estudantes e estreantes de segmento de mercado com aquela velha e boa pergunta: Como vou ter essa experiência se não tenho oportunidade?

Está pergunta é muito válida, porém não podemos simplesmente ficar nos queixando enquanto somos deslocados. Muita desta experiência nós já possuímos ou podemos cria-las. Quando digo possuímos, estou dizendo, por exemplo, dos trabalhos de faculdade que nos possibilitam experiências profissionais em diversos níveis. Quando digo que podemos cria-las, estou dizendo que basta “gritarmos” sobre nossas habilidades que oportunidades aparecerem, ainda mais com a internet que injeta velocidade e abre um grande leque nesse processo.

Obviamente, tudo isso é mais fácil dizer do que fazer, contudo é o mercado quem dita está dificuldade e não nos resta alternativa a não ser supera-la. Com toda esta dificuldade e concorrência, devemos nos preparar para alcançar todos nossos objetivos e superar todos os desafios impostos por nós e pelo mercado, com toda certeza, isto só trará benefícios.


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário