Saia na frente com um bom currículo

Categoria: 2015, Currículo, Dicas

  

A maior parte dlas pessoas que buscam uma oportunidade de emprego tem dúvidas ou nem sabem como elaborar um bom currículo. Muitos acham que não tem muita importância e não dão valor ao que ele representa na hora da contratação.

Lembre-se que o currículo é a porta de entrada para qualquer processo seletivo, é como se ele fosse o seu espelho. O entrevistador não o conhece e, através das informações contidas em seu currículo, ele terá acesso às suas informações e poderá traçar um perfil de quem você é.

1º passo

Comece a elaborar o seu currículo com os seus dados pessoais. Coloque o seu nome, telefone (com DDD), e-mail, data de nascimento e estado civil são necessários.  

2º passo

O perfil profissional é a parte mais importante do currículo. É o momento de escrever um resumo de suas experiências profissionais: a formação, os objetivos e habilidades.

Você pode escrever em torno de cinco linhas e ela será o primeiro local que o recrutador irá ler.

Procure explicar e especificar fatores como, por exemplo, se você é de uma determinada cidade e está concorrendo a uma vaga em um outro local, ou se tiver experências somente em uma área específica e estiver concorrendo á uma outra área, explique o motivo nesse espaço.

3º passo

A escolaridade: se tiver concluído o 2º grau, coloque o nome da escola e o ano (término do curso). Se estiver cursando, escreva o nome da escola e o ano em que está ou irá concluir.

Se for um candidato de ensino superior, não é necessário escrever sobre o 1º ou 2º grau, escreva somente o nome da instituição, do curso, data de início e fim ou previsão da conclusão, se ainda estiver cursando a faculdade.




Utilize as mesmas dicas para a Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado, ou outras graduações, e especifique se o curso está concluído ou em andamento.

4º passo

Experiência profissional: é o momento de descrever suas experiências. Coloque o nome da empresa, cargo, período, data de início e fim e atividades desemvolvidas. No campo "Atividade", descreva o que fazia em cada experiência, descrevendo suas responsabilidades e rotina de trabalho.

Não se esqueça de colocar data de início e fim (o ano e os meses). Experiências curriculares e estágios também devem ser colocados.    

5º passo

Formação Complementar: fale sobre os cursos que realizou. Escreva a instituição, carga horária e ano de realização. As línguas deverão ser descritas e o nível (básico, intermediário ou avançado), nome da instituição onde fez o curso de idiomas.  

6º passo

Conhecimentos Complementares: cursos de informática e o nível de conhecimento.

Observe as dicas gerais: não crie um currículo longo, tente elaborá-lo em uma página apenas, e não escreva o que não possa comprovar, pois poderá ser eliminado.  

Que essas dicas possam ajudá-lo na elaboração de um bom currículo. Na hora da entrevista, tenha uma boa sorte.          

Por Marisa Torres


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário