Dicas de como falar de si mesmo em uma entrevista de emprego

Categoria: Dicas, Empregos, Entrevista

  

Você está numa entrevista de emprego e de repente se depara com aquele inesperado momento em que o entrevistador fala da seguinte forma: "Fale-me mais sobre você". É aí que você se arrepia todo, gagueja, sua frio, enfim, começa a ficar com nervosismo e ansiedade, pois não tem nada preparado para falar no momento. Ainda que ninguém se conhece tão bem, não sabemos ao certo o que devemos ou não falar. Nesse caso, saiba antes o que você deve fazer:

1. Não tenha medo de falar de seus defeitos: Na categoria considerada "pontos fracos a trabalhar", coloque seus principais defeitos e não tenha medo de falar sobre eles. Diga como você lida com eles e o que faz para melhorar a cada dia, apesar de seus próprios conflitos, pois ninguém é perfeito. A única diferença é como você os enxerga.

2. Cuidado com a "Falsa modéstia": É comum entre os candidatos a uma entrevista de emprego, usar o modelo conhecido como "falsa modéstia" para parecer mais simpático e impressionar o entrevistador. Esse modelo já é considerado ultrapassado e muitas vezes é detectado rapidamente por um profissional hábil em comportamento humano. Você não precisa ser inferior dessa forma. Assim como não teve vergonha de expor seus defeitos e fraquezas, também será preciso não temer em falar de suas realizações, seus desejos e ambições.




3. Seja realista com suas limitações: Nunca esconda suas limitações em uma entrevista de emprego. Todos possuem defeitos, até mesmo o profissional mais qualificado e mais inteligente do mundo. Portanto, seja realista e fale abertamente de suas limitações e de como faz para enfrentá-las quando preciso.

4. Fuja de respostas padronizadas: Durante a entrevista, com certeza você estará sendo surpreendido com situações e perguntas novas. Portanto, prepare-se para não dar respostas muito padronizadas, para não ficar algo muito repetitivo e até cansativo, tanto para você como para o entrevistador.

Por Daniela Almeida da Silva


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário