Dicas de como descrever a experiência profissional em uma entrevista de emprego

Categoria: Dicas, Empregos, Profissionais


Quando você está numa entrevista de emprego, a experiência profissional deve ser um fator muito importante sobre a qual você precisa descrever, seja em um currículo ou apenas falando sobre ela. Na verdade, quando você fala dela, deixa uma impressão mais clara sobre o que você faz. Já em um currículo, a descrição é mais precisa e breve. Portanto, se você está pensando em descrever sua experiência profissional para uma entrevista de emprego, veja algumas dicas que podem te ajudar:

1. Resuma suas experiências: Fale, ou descreva abertamente, todas as experiências que teve nas últimas empresas em que você trabalhou. Se você for um jovem aprendiz ainda e não tiver muitas experiências, o ideal seria você preencher esse quesito com qualificações profissionais.



2. Projetos e metas atingidas: Liste todos os projetos que você realizou durante toda a sua carreira profissional. É interessante descrever as metas atingidas, as negociações e parcerias realizadas, etc. Prefira fazer demonstrações por números, gráficos e porcentagens, assim fica mais fácil o entrevistador analisar o seu desempenho.

3. Estruturação: Se você preferir enviar seu currículo ou portfólio por e-mail primeiro, cuidado com as formatações dos gráficos e números, pois ao enviá-los no corpo do e-mail, por exemplo, eles se dividem e se desconfiguram. O mesmo acontece com os arquivos enviados em anexo. Se for um programa diferente do seu, o selecionador também poderá visualizá-lo de uma maneira diferente.

4. Mantenha sua postura profissional Tanto faz a descrição em um currículo ou em uma entrevista, sua postura profissional deverá estar sempre alinhada e de acordo com sua profissão, e isso deve condizer com tudo de um modo geral, como a forma de falar ou escrever, a forma de se vestir, de gesticular, etc. Por mais despercebido que algumas posturas inadequadas possam passar, há sempre um jeito de você estar sendo observado. Por isso, tome muito cuidado.



Por Daniela Almeida da Silva

 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário