Como melhorar suas habilidades, competências e talentos?

Categoria: Dicas, Emprego, Notícias, Trabalho


Aproveitar melhor nossas competências pode ser uma forma mais elevada de desenvolvimento. Todo mundo nasce com alguma habilidade, algum talento conhecimento ou competência. Mas, afinal de contas como que difere cada um desses atributos? Veja a seguir:

1. Habilidades

Você sabe o que são habilidades? São capacidades técnicas desenvolvidas pelo ser humano para realizar uma determinada tarefa. Algumas habilidades são desenvolvidas a partir de estímulos, teorias e práticas. Por exemplo, se você é muito bom em mexer com computadores, logo, você então tem uma grande habilidade com computadores, pois neste caso, soma-se as experiências obtidas durante anos se dedicando à essa tarefa, e o conhecimento adquirido após essas experiências. Vale ressaltar também que, nesse caso, dependendo da habilidade, ela não poderá ser considerada como um dom, já que a maioria delas são estimuladas pelo meio.

2. Talento E os talentos?

Na verdade, muitas pessoas confundem talento com todas os outros tipos de atributos. Com o dom, mais precisamente. Não que talento e dom sejam as mesmas coisas, é que talento é algo mais característico da personalidade de cada um. Já o dom pode ser considerado algo inato, nesse caso o indivíduo tende a desenvolvê-lo independente do meio que ele vive, e se for estimulado ou não.

Talentos são habilidades que conduzem o indivíduo à uma realização ou desempenho satisfatório, e isso pode ser na execução de alguma habilidade ou de um novo aprendizado.




3. Competência

A competência é a a mais desenvolvida entre esses atributos, pois soma talento com habilidade, e essa parceria é capaz de conduzir o indivíduo a ter resultados muito superiores à outros indivíduos que usam apenas só o talento ou a habilidade de forma separada.

Cada um desses atributos depende muito e pode variar conforme as características pessoais de cada um, as quais envolvem crenças, valores, influências do meio externo e características psicogenéticas. E tudo isso pode ir sendo transformado conforme o indivíduo for incluindo experiências novas.

 Por Daniela Almeida da Silva


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário