Saiba como manter uma boa comunicação com seus colegas de trabalho

Categoria: Dicas, Profissionais, Trabalho

  

A comunicação é algo essencial na vida das pessoas, por isso que muitas vezes, quando deixamos de nos comunicar efetivamente com alguém a relação tende a ficar conturbada, ainda mais se for uma relação de trabalho. Para que isso não aconteça, preste atenção nas dicas a seguir:

1. Mantenha o respeito:

O respeito é a chave para um bom relacionamento. Se você respeita as pessoas, com certeza elas respeitarão você também. Para isso, seja cordial principalmente no momento em que você precisar falar com alguém de sua equipe de trabalho. Evite chamar atenção de alguém na frente de outras pessoas, não exalte ou rebaixe demais as qualidades e os defeitos de alguém, pois isso pode denegrir sua imagem. Lembre-se de que um verdadeiro líder não precisa agir assim.

2. Não subestime os erros dos outros:




Errar é humano, e o dever de um líder ou de um gestor é motivar as pessoas de sua equipe para gerir as relações interpessoais. Não é porque alguém cometeu um engano que ele tenderá a persistir no mesmo erro, a menos que você o rebaixe na frente da equipe toda, subestimando seus pontos fracos. Cada um possui um ritmo diferente do outro, portanto, nem todos aprenderão da mesma forma. Alguns demoram mais pra aprender e outros aprendem com tanta facilidade quanto ensinam.

3. Incentive o trabalho em equipe:

Incentivar o trabalho em equipe exige muita comunicação. Cada um precisa estar apto para as tarefas a serem realizadas e ter força de vontade para manter uma boa relação com a equipe. É tarefa do líder também, motivar toda a equipe, a fim de evitar possíveis conflitos que possam atrapalhar a relação de todos. Enfim, a comunicação entre uma equipe deve estar presente a todo momento, não apenas para evitar constrangimentos e conflitos, mas também para possibilitar o amadurecimento de todos os componentes. Fique sempre atento a possíveis mudanças que possam ocorrer.

Por Daniela Almeida da Silva


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário