Dicas para profissionais que trabalham com negociações

Categoria: Dicas, Negociação, Profissionais


As negociações fazem parte inteiramente da vida de um profissional e de uma empresa. Elas são a base de um bom negócio. Portanto, se você é um profissional que trabalha sempre com negociações, veja algumas dicas a seguir:

– Tenha sempre um bom argumento preparado:



Em toda negociação, os negociadores precisam ser também ótimos argumentadores. É preciso saber questionar, perguntar, instruir e argumentar para se obter uma boa negociação. Por exemplo, se você está numa reunião com alguns fornecedores da sua empresa ou com alguns clientes que compram a sua marca, você deve deixar bem claro em ambas as situações o tipo de investimento, a rentabilidade, os benefícios oferecidos por cada produto ou serviço e os resultados a serem atingidos por essa negociação. Se o cliente ou fornecedor persistir, você precisa ter um objetivo para ser breve no que quer, na sua intenção. Em todo caso, podemos diferenciar uma negociação feita com um cliente de uma negociação feita com um fornecedor, tais como:

1. Se a negociação for com um cliente, foque seu objetivo em apresentar os benefícios do produto ou do serviço para ele. Preze também por um bom plano com um investimento que ofereça custo – benefício para ele, ou seja, um investimento maior a curto prazo, mas que apresente resultados imediatos e a longo prazo.

2. Já a negociação com um fornecedor precisa ser baseada mais na necessidade da empresa ou do empreendedor do que no fornecedor. Se você possui uma loja de roupas, por exemplo, fale para o seu fornecedor do que precisa no momento, quais são as tendências que está buscando, qual o estilo e as margens de lucro do que você for investir. Tudo isso deve se encaixar na intenção que você tem com esse negócio, ou seja, com a negociação. Lembre-se, porém, de respeitar todos os questionamentos, as dúvidas, as sugestões e as necessidades, pois a conversa precisa ser franca para ambos os lados.



Por Daniela Almeida da Silva

 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário