Profissões que podem ser executadas em casa





O ano começou e muitas pessoas estão à procura de um emprego. Muitos, por terem filhos pequenos, morarem longe ou não poderem ir até o trabalho devido a algum tipo de deficiência física, sonham em trabalhar em casa. Hoje, graças à internet, o teletrabalho (ou home office, como também é chamado) vem se tornando uma realidade e a modalidade vem sendo aderida por várias empresas.

Como ainda nem todos conhecem essa nova forma de trabalho, as pessoas podem não saber quais áreas de trabalho permitem esta modalidade, e por conta disso, não se candidatam às vagas por não saberem que tais serviços podem ser executados em casa. Mas este artigo traz as profissões que dão (dependendo da empresa) o privilégio de atuar em casa.


  • Programador Desenvolver de Softwares é uma tarefa que não requer muito do profissional, apenas que ele cumpra os prazos estabelecidos pela sua contratante. Sua ferramenta de trabalho são um computador e um mouse, além da internet para poder enviar os programas à empresa. A vantagem do programador, ainda mais se for um freelancer, é que ele poderá fazer seu próprio horário, podendo até mesmo criar seus programas na parte da noite.
  • Tradutor: Para quem domina um segundo idioma, a profissão de tradutor é uma excelente opção. Traduzir um livro, uma história em quadrinhos ou qualquer outra coisa relacionada à leitura é algo que pode ser executado em casa. A prova disso, é que existem diversos sites onde a pessoa se cadastra e trabalha com a tradução de textos de forma freelancer. O melhor de tudo é que você faz seus próprios, desde que haja responsabilidade para que as traduções saiam dentro do prazo.
  • Redator Web: Se você tem uma boa gramática, gosta de escrever e possui fluência textual, tem tudo para se dar bem na profissão. Escrever artigos para sites, dependendo do tema, pode ser uma tarefa fácil ou não. Mas o que importa é que ser um redator web nos dias de hoje está se tornando, quando não o principal emprego da pessoa, uma fonte de renda extra.
  • Telemarketing: Seja receptivo, ativo ou as duas funções juntas, os serviços de telemarketing não estão mais se limitando ao call center e o home office vem se tornando o futuro da profissão.  O profissional deve exercer suas atividades em um ambiente silencioso e que não tire sua atenção durante a hora de trabalho. Quanto as questões de telefone e internet (para o chat de atendimento), algumas empresas pagam a conta do funcionário, outras dispõem suas próprias linhas e por aí vai.
  • Webdesigner: O profissional que cuida da parte gráfica da internet precisará usar, dependendo da missão dada a ele, apenas a criatividade. Para atuar como webdesigner, é necessário ter o ensino superior. Há quem atue sem, tendo realizado apenas um curso ou nem isso. Mas estes, competindo com quem fez faculdade, não têm muitas chances no mercado de trabalho.

Outras profissões que possibilitam a execução do trabalho em casa são: Webmaster, Dublador, Avaliador de Internet, Help Desk, Agente Autorizado, entre outras.

Por Mattheus de Sousa Araújo




Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *