Dicas de como montar o currículo para o 1º emprego



Pessoas que estão em busca do 1º emprego e que não têm experiência profissional precisam saber montar um bom currículo, que conquiste o recrutador.

Ter um currículo objetivo, bem escrito, sem erros ortográficos e que convença o entrevistador de que você é a pessoa certa para a vaga em aberto é fundamental para todos aqueles que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, inclusive quem está chegando agora e não tem nenhuma experiência profissional.

Quem está em busca do 1º emprego precisa sim ter um currículo bem elaborado, só que neste caso é preciso saber o que colocar no currículo, do contrário, dificilmente você conseguirá ser convocado para uma entrevista de emprego.



O primeiro passo é nunca mentir em seu currículo. Jamais faça isso. O recrutador é uma pessoa experiente e ao ver sua idade ele já saberá que você não tem grande experiência profissional. Também é fácil perceber isso por outros métodos, por exemplo, quem está em busca do primeiro emprego não se candidata a cargos de chefia ou que exigem maior experiência profissional.

Se você está preparando um currículo para seu 1º emprego e não tem experiência, saiba que você deve colocar tudo aquilo que você tem de melhor, por exemplo, sua formação escolar, outros idiomas que tenha domínio, curso de informática, palestras que já participou, algum trabalho realizado de forma voluntária, etc.



E é nesta hora que muitos descobrem que estão precisando investir mais em sua formação profissional, mesmo que seja para conseguir o primeiro emprego.

O candidato a primeira vaga de emprego que investiu em sua vida profissional, com certeza, terá mais chances de obter um emprego do que aqueles candidatos mais descompromissados.

Leia também:  Empregos Bayer 2013 - Vagas para Promotor de Vendas

Por isso, se o seu currículo está "fraco", você pode melhorá-lo investindo primeiramente em cursos, seja de outro idioma, curso de informática, ou algum curso profissionalizante. E hoje temos muitos cursos gratuitos disponíveis na internet e também em instituições como o SESI, SENAC, entre outras.

O trabalho voluntário também tem grande valor no currículo, além de você estar ajudando outras pessoas. Envolva-se com instituições que têm projetos sociais, vai ter fazer muito bem como pessoa além de ser uma contribuição valiosa para o seu currículo.

Evite informações desnecessárias em seu currículo, pois elas não ajudam em nada e até podem lhe atrapalhar, por exemplo, não insira foto, número de documentos, nome dos pais, referências ou pretensão salarial. Tais informações só devem ser fornecidas quando o próprio recrutador pedir.

Por Russel

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *