Etapas para mudar de profissão




Se o profissional está infeliz no trabalho, é necessário buscar os seus sonhos e seguir algumas etapas que são importantes nesse processo.

O que fazer quando a vida profissional não está mais agradando e quando a insatisfação com o trabalho atual é crescente a ponto de estar tirando o seu sono?  Há dois caminhos a escolher: seguir assim mesmo ou reinventar-se e mudar de profissão.

Mas, mudanças sempre trazem insegurança, principalmente se for uma tão drástica quanto a da vida profissional. E não vamos nos enganar, elas são realmente desafiadoras e também arriscadas. Segundo o coach Fábio Di Giacomo, quem optar por uma mudança de profissão passará por etapas cruciais, mas obrigatórias – como as que veremos a seguir.


Etapa de resgate de sonhos:

Muitas pessoas não estão fazendo o que gostariam, porque lá atrás tomaram uma decisão que as desviou de ter a profissão dos sonhos – seja por decisão própria, seja por imposição dos pais ou por vários outros motivos.  Isso nos faz deparar com profissionais muitas vezes frustrados, infelizes em seu trabalho e o que é pior, desanimados e sem forças para mudar, afinal, já se passaram muitos anos,  10, 15, 20 anos. O que dizer a eles? Que tenham coragem e que retomem os sonhos, se não os originais, algum que mais se aproxime de suas vontades.

Etapa de autoconhecimento:


Descobrir-se ou redescobrir-se é primordial para que consiga fazer essa mudança. Afinal, quem é você? É a mesma pessoa de anos atrás? Os sonhos ainda são os mesmos? É necessário que a pessoa se conheça muito bem, para que tenha a certeza de que estará tomando a decisão certa e indo pelo caminho certo.

Etapa de experimento:

Experimentar. Viver o que deseja desde sempre. Como? Aproximando-se de tudo que tenha a ver com o seu sonho. Começar a dar formas à possível mudança. Atualizar-se, reciclar-se, estudar a possível nova área – só assim terá certeza de que tomará a decisão certa.

Passadas as etapas, você terá a certeza de que precisa, se a mudança realmente é viável, se seus sonhos ainda são os mesmos ou se uma nova porta se abre à sua frente, diferente da atual e da que você achava ser a sua profissão dos sonhos.

Por Elia Macedo

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *