Saiba como funciona o direito a Férias

Categoria: Férias


Período de descanso é direito de todos os trabalhadores registrados na CLT após terem trabalhado 1 ano inteiro. Empresa não pode deixar o segundo período vencer, estando sujeita à multa.

Depois de tanto trabalhar, nada mais justo do que programar ter um momento de férias, seja para descansar ou para viajar e curtir as mais variadas opções de lazer que estão disponíveis no nosso país e no mundo, não é verdade?

Mas você sabe como funciona o direito às férias no trabalho?

Se ainda não conhece todos os detalhes desse direito do trabalhador, aqui vamos tentar esclarecer todas as suas dúvidas, como o cálculo é realizado, até quando o valor pode ser pago, entre coisas do mesmo gênero.

Primeiro saiba que todo o funcionário que trabalha com Carteira Assinada, de acordo com as leis da CLT, tem direito a um período de até 30 dias de descanso (férias), após ter trabalhado um ano inteiro. Isso está descrito no artigo 487, parágrafo 1º da CLT.

Quem tem direito a Férias?

Todos os funcionários, até mesmo aqueles que não foram efetivados.

O funcionário não precisa solicitar as férias, pois a empresa tem um prazo para fazer a liberação desse período de descanso. A instituição deve respeitar o prazo máximo e não deixar a segunda vencer, pois nesse caso será necessário pagar multa.

No mês de férias o funcionário receberá um salário completo, mais um terço (1/3). O valor tem que ser creditado em até dois dias antes do início do período de descanso.




As férias proporcionais são pagas aos colaboradores que pedem demissão, ou para aqueles que são demitidos sem ter completado 12 meses de trabalho.

Quando se perde o direito das Férias?

Funcionários que faltam bastante sem justificativa poderão perder suas férias. A contagem funciona da seguinte forma:

De 6 a 14 faltas o trabalhador tem direito a 24 dias de férias.

De 15 a 23 faltas serão 18 dias de férias.

De 24 a 32 faltas o direito é ter 12 dias de férias.

Acima de 32 faltas o funcionário não tem mais direito ao descanso. 

Por Yasmin Fernandes Robles


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário