Saiba como lidar com a ansiedade

Categoria: Dicas


A ansiedade pode afetar drasticamente a vida profissional e pessoal das pessoas, mas com algumas orientações é possível diminui-la.

Dizem que a ansiedade é o mal do século e que atinge grande parte da população mundial. Vivemos em um mundo imediatista onde ter que esperar por algo é uma ofensa, se estamos com fome, tem delivery, se precisamos de um táxi numa rua no meio da madrugada temos o app certo, se precisamos de previsões e informações, temos a internet, se precisamos comprar, temos o cartão de crédito.

A facilidade chega a ser banal e quando percebemos, a dificuldade em encontrar soluções que não nos foram dadas chega a ser cruel. Esse tipo de sentimento que desenvolvemos subliminarmente durante a vida pode trazer consequências catastróficas no ambiente de trabalho e na vida profissional, uma pessoa muito ansiosa não consegue lidar com diversas situações que aparecem no dia a dia profissional, pois são soterradas por uma série de pensamentos que correm na velocidade da luz, essa aceleração as impede de enxergar soluções eficazes.

O mercado de trabalho atual, no geral, exige muito do profissional e a ansiedade está intimamente ligada ao controle de como reagir em situações que não estavam previstas no script. Roer as unhas, se descabelar, entrar em choque ou ficar sem reação não irão diminuir o tamanho do problema, apesar da ansiedade não ter cura direta e de ser menosprezada por muitos, ela é um problema real e não pode ser minimizada, principalmente quando começa a trazer consequências negativas no ambiente de trabalho.

Como agir?

Chega a ser impossível encontrar soluções que sirvam para todos, mas existem coisas simples que podem ajudar e que tendem a diminuir a ansiedade:

1.       Liste as possibilidades para a resolução de um problema, pode parecer bobo, mas muitas vezes estamos tão ansiosos que não conseguimos filtrar nossos pensamentos e deixamos escapar ideias relevantes.




2.       Organize-se, pois procurar soluções em meio a bagunça é bastante complicado.

3.       Controle a respiração, pesquisas comprovam que quando o cérebro está bem oxigenado ele é capaz de trabalhar melhor.

4.       Seja positivo, o único mal que não tem solução é a morte.

5.       Ria de si mesmo.

E não se esqueça: seja paciente, apesar de vivermos em uma sociedade impaciente, não podemos ignorar o fato de que nem tudo vem de bandeja e que o imediatismo nem sempre é a melhor solução.

Por Beatriz Duarte


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário