Dicas de como ter uma longa carreira na mesma empresa




Algumas atitudes são necessárias para se manter em uma mesma empresa por um longo período.

Hoje em dia o cenário do mercado de trabalho brasileiro demonstra uma grande rotatividade de profissionais. É cada vez mais raro profissionais que passam toda a sua trajetória profissional dentro de uma única empresa, alguns arranjam oportunidades de trabalho melhor, outros acabam sendo demitidos com muito pouco tempo de casa. Porém, uma pequena minoria consegue se manter no emprego e constrói uma extensa carreira até se aposentar.

E analisando essa temática, quais são as atitudes e as ações necessárias que realmente mantém os funcionários dentro da empresa por longa data? Confira algumas dicas.


– Para se manter numa empresa é preciso vestir a camisa da organização:

De nada adianta querer se manter por muito tempo em uma empresa sem vestir a camisa da mesma. Vestir a camisa da empresa é estar sempre alinhado com todas as necessidades dela, ou seja, o funcionário deve ser comprometido em atuar na área em que a empresa necessita, sempre demonstrando interesse em crescer profissionalmente, além, é claro, de desempenhar bem as suas atividades e logicamente obter destaque na função desempenhada.

– É importante ser solícito e ter um bom relacionamento interpessoal:


Ser um funcionário disposto a ajudar e a colaborar é muito importante, fazer horas extras sempre é um diferencial para quem deseja ter vida longa na empresa, assim como o bom relacionamento interpessoal, não gerar e não participar de conflitos e de fofocas também é essencial.

– Estar sempre atualizado é importante para a empresa e para o profissional:

As empresas valorizam os funcionários que se interessam em se qualificar profissionalmente, então tenha interesse em estudar, nunca pare de fazer cursos complementares e se esforce para conseguir alcançar o nível superior, pois além de te manter no emprego, você terá a oportunidade de ter uma remuneração melhor.

– Evite dar atestados e seja pontual:

Logicamente que atestados de saúde devem ser respeitados, mas muitos profissionais gostam de dar aquele “nózinho” para emendar um feriado ou para participar daquela festa de casamento, então se você quer ter longevidade na empresa, não dê atestados para esse fim, pois o mundo é pequeno e algum colega de trabalho seu, ou conhecido do seu chefe, pode te ver nessas ocasiões e espalhar para toda a empresa. Não chegar atrasado também é um fator importante, pontualidade e assiduidade são qualidades de funcionários velhos de casa.

Então siga essas dicas e boa sorte em seu trabalho. Que você tenha uma carreira longa e brilhante!

Por Rodrigo da Silva Monteiro



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *