Dicas para se adaptar aos valores e à cultura da empresa

Categoria: Dicas

  

Identificar-se com os valores e a cultura da empresa é necessário para que o profissional se sinta satisfeito na empresa onde trabalha.

Você se identifica com os valores e cultura da sua empresa? Isso é fundamental para que você possa se sentir realizado e satisfeito na organização em que trabalha. Além disso, também é importante que você procure fazer uma autorreflexão sobre o tema. Por exemplo, quais os critérios de promoção na empresa? O que seu grupo de trabalho valoriza? Você concorda com os fatores estabelecidos? Se o profissional não está muito bem adaptado à cultura da empresa, ele tende a se sentir desvalorizado e insatisfeito. Veja algumas dicas para lidar com a cultura da Companhia.

Quais são os pontos de equilíbrio?

Os pontos de equilíbrio da cultura da empresa estão em harmonia com os seus valores pessoais? Caso não estejam, é preciso buscar e identificar o que está gerando o desequilíbrio e assim redimensionar os pontos, mas desde que isso não interfira nos seus princípios pessoais. Além disso, também, é importante tentar encontrar a razão ou o motivo da Companhia ter aquela cultura. Dependendo da situação, é importante até estabelecer um plano de mudança.

Mudança de departamento: uma solução?




Se o ponto de divergência for muito grande, uma alternativa pode ser a mudança de setor ou departamento. Por isso, o profissional deve conhecer bem o ambiente de trabalho, para que possa se sentir bem com ele mesmo. Se resolver mudar, é necessário que conheça para onde está indo, para aprender a lidar com o chefe, as pessoas e o novo ambiente.

Incompatibilidade de valores

A incompatibilidade de valores pode ser extrema e a saída da empresa pode ser a melhor opção para o funcionário. Mas, não peça demissão antes de encontrar uma nova oportunidade, e estude os valores da nova Companhia. O profissional deve procurar trabalhar em um ambiente em que seus valores pessoais sejam compatíveis com a cultura da empresa. Desta forma, ele vai se sentir bem e contribuir de forma positiva para o crescimento e sucesso da Organização.

Por Babi


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário