Importância de reter talentos na empresa





Empresas buscam manter seus talentos e para isso precisam identificar e desenvolver as competências dos profissionais.

O mercado de trabalho passa por muitas transformações e as dinâmicas mudam de acordo com o tempo. Atualmente, as Organizações estão buscando manter seus talentos, mas nem sempre isso é possível devido à competitividade que há entre as empresas e as oportunidades que cada uma oferece para os profissionais que se destacam no mercado. Por isso, as Companhias precisam conhecer os seus colaboradores e as competências e habilidades que cada um oferece e assim procurar estimular o crescimento deles dentro da empresa.

Você sabia que a retenção de talentos implica menor custo para a organização? Desta forma, a empresa vai manter o seu profissional, além de diminuir os gastos que são gerados pela rotatividade. A saída de um bom colaborador pode ser custoso para a Organização, porque o profissional vai levar com ele toda a sua experiência e conhecimento acumulado.


Desta forma, as Organizações precisam identificar e desenvolver as competências dos seus profissionais. Por exemplo, muitas empresas estão procurando ajuda especializada para criar e implantar programas de retenção de talento dentro do seu quadro profissional.

Mas, como manter um bom profissional na Organização? É preciso que a empresa saiba o que significa a palavra “talento” e qual o sentido tem para ela. Assim, ela vai poder desenvolver um bom programa de acordo com a sua filosofia e valorizar o profissional, para que ele se sinta bem em trabalhar na Organização e atenda as suas expectativas.

Portanto, é preciso que a Companhia tenha consciência da importância de manter um bom profissional e procure criar um ambiente de trabalho estimulante, proporcionar espaço de aprendizagem para os colaboradores, oferecer um bom plano de carreira, ou seja, valorizar o profissional, para que ele não tenha que suprir as suas expectativas em outra Companhia, uma vez que há várias oportunidades no mercado de trabalho. Desta forma, a empresa vai conseguir alcançar o seu objetivo e se estabelecer em um mercado competitivo. 


Por Babi



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *