Saiba qual a principal característica de um bom líder

Categoria: Liderança

  

Um bom líder é reconhecido em qualquer lugar, principalmente, nas Organizações. Eles são fundamentais para o sucesso em uma equipe de trabalho e contribuem de forma positiva para o crescimento da Organização. Mas, como o líder consegue ter credibilidade, em um mercado tão competitivo? Como ele consegue influenciar as pessoas da sua equipe? O que é credibilidade? A palavra significa confiança, ou seja, o líder é visto como exemplo para os liderados.

A credibilidade de um líder é mostrada pelas suas atitudes. Ou seja, as ações devem ser coerentes com as suas palavras. Desta forma, o profissional é visto como um exemplo para a Organização e passa credibilidade para a sua equipe. Assim, o líder precisa ter convicção de quem ele é, do que deseja para si, conhecer seus valores e cultura, para que as outras pessoas ao seu redor possam acreditar nas suas palavras e segui-las de forma voluntária.




Por exemplo, se as pessoas de uma equipe percebem que o líder, realmente, tem credibilidade, elas tendem a ter orgulho, porque sabem que ele vai tomar as decisões corretas. Outros fatores podem indicar que o líder tem credibilidade como, por exemplo, ter um comportamento pessoal do que espera as outras pessoas, dedicar tempo e energia para cuidar da equipe que trabalha, cumprir as promessas e os compromissos que foram assumidos e pedir feedback sobre as atuações no trabalho.

Desta forma, a credibilidade é perceptível pelas atitudes do líder com os liderados. Um bom profissional deve saber guiar a sua equipe de trabalho, mantê-la motivada para encarar os desafios do dia a dia, reconhecer os erros e procurar melhorá-los, saber conversar e escutar com outros profissionais e tentar dar o seu melhor para colher os bons frutos no trabalho. O líder deve saber que o sucesso da equipe de trabalho não parte apenas dele, mas do grupo como um todo. Portanto, a credibilidade é um atributo que está ligado às ações do líder.


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário