Saiba como utilizar as redes sociais a seu favor

Categoria: Dicas


Redes sociais podem ser ótimas aliadas para se dar bem em processos seletivos, basta saber usá-las.

As redes sociais são uma verdadeira revolução no mundo da tecnologia. Através delas, podemos manter contato com as pessoas que conhecemos e nos divertir. E também podemos estabelecer relações profissionais através desse meio de comunicação.

O Facebook é atualmente a maior de todas essas redes, e pode ser um grande aliado ou um incrível vilão, se você não souber utilizá-lo de maneira adequada. Você pode muito bem utilizar o Facebook para sua diversão, mas saiba que muitos selecionadores de currículo entram em sua página para avaliar o seu perfil, e muitas vezes a imagem que eles fazem de você (que na verdade é você quem cria) pode te atrapalhar em um processo seletivo.

Isso não significa que você não pode usar as redes sociais da maneira que quiser, mas uma dica é criar dois perfis diferentes. Em um, você pode utilizar para sua diversão e distração, mas com opções de visualização para estranhos bloqueadas. Assim, você evita que qualquer pessoa conheça sua vida pessoal e pode compartilhar e postar coisas que não seriam bem vistas pelo lado profissional.




No seu outro perfil, você pode utilizar de maneira aberta, pública para qualquer pessoa que quiser conhecer seu outro lado. Ali, você pode compartilhar informações que acha relevantes para a sua carreira, curtir páginas de empresas e causas sociais que você simpatiza e postar tudo que mostre seu lado bom, sem se envolver em polêmicas (incluindo questões políticas, pois você não sabe o posicionamento do selecionador sobre esse assunto).

Outra rede social muito interessante, que tem feito a diferença para vários profissionais é o Linkedin. Ele é a porta de entrada para muitas empresas, que inclusive divulgam vagas através dele. Mantenha suas informações profissionais atualizadas com dados relevantes para sua área. Outra dica interessante é adicionar pessoas que você, mesmo que não tenha contato, admira, e tente uma aproximação através do perfil dela. Mas nada de sair adicionando qualquer um, pois, principalmente no Linkedin, quantidade não é qualidade. Não que você não pode adicionar seus amigos que trabalham em outras áreas. Mas quando for adicionar um desconhecido, atente-se para o seu ramo profissional.

Por Felipe Villares


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário