Saiba como lidar com perfis difíceis na empresa

Categoria: Dicas

  

A boa convivência no trabalho é essencial para um bom rendimento da equipe, porém, alguns chefes e colegas apresentam perfis complicados e, para isso, é preciso saber lidar com eles.

O ambiente de trabalho é como se fosse sua segunda casa e sua equipe, como se fosse sua família. Existem momentos de descontração e de tensão, momentos mais divertidos ou que exigem maior concentração e, com certeza, existem as pessoas mais fáceis e mais difíceis de se conviver. Lidar com pessoas não é uma tarefa fácil, por isso separamos para você alguns perfis de difícil convivência e algumas sugestões para se lidar com eles.

– Perfis de chefes:

Existem muitos tipos de chefes, alguns mais flexíveis que outros. Existe o chefe que acha que sua equipe é uma coisa e ele sozinho outra. Vamos abordar sobre dois tipos.

·         Chefe Holofote:

Normalmente dá o crédito a si mesmo quando a equipe acerta e quando erra, a culpa é dos outros, ele é o centro e pensa nunca estar erra (ou faz de tudo para não parecer estar). Para esse tipo de chefe, o ideal é tentar se aproximar e ganhar a confiança dele, assim você pode ir mostrando aos poucos que a equipe toda trabalha em união e todos erram e acertam juntos.

·         Chefe Partidário:

Esse chefe normalmente tem seus escolhidos e seus preferidos, sempre que pode faz de tudo para promover ou colocá-los na frente dos outros, apesar disso, ele jura que trata todos da mesma forma. Tentar ser um dos preferidos pode ser uma estratégia, mas pode ir contra seus princípios, além de te causar muito estresse, o ideal é se manter como é, e se a situação te incomodar muito, procure outro emprego ou tente mudar de setor na sua empresa.




– Perfis de colegas:

Os colegas de trabalho podem se tornar amigos para a vida ou pesadelos dentro do trabalho, normalmente os de difícil convivência se encaixam no segundo tipo, falaremos aqui sobre dois perfis.

·         O colega pessimista:

Este, além de prejudicar a si mesmo pode afetar quem está a sua volta. O pessimista está sempre infeliz e se sente injustiçado e perseguido. Para lidar com esse tipo de pessoa é preciso que todos ao seu redor tentem o fazer pensar de maneira positiva, mas tome cuidado para não ser afetado pelo pessimismo, às vezes, se afastar é a melhor escolha.

·         O bipolar:

Chega de manhã feliz e sorridente, na parte da tarde está cuspindo fogo contra todos, ao final do dia trada todo mundo bem de novo como se nada tivesse acontecido ou como se seu acesso de raiva fosse algo que não vai mais acontecer. Para lidar com o bipolar é preciso conversar, deixar claro que todos percebem o que ele faz e que isso pode ser prejudicial.  

Por Tom Vitor de Freitas


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário