Saiba como sair amigavelmente da empresa

Categoria: Dicas

  

Caso receba uma ótima proposta de outra empresa, é possível sair da empresa atual sem criar inimizades e, ainda, deixar as portas abertas para uma possível oportunidade no futuro.

Você está trabalhando muito feliz e satisfeito na empresa a qual presta serviços, mas, de repente, você recebe uma proposta irrecusável de outra empresa. E agora, como fazer para sair da empresa sem criar inimizades e deixar as portas abertas para uma oportunidade no futuro?

Essa situação é bem delicada e, provavelmente, a maior parte da população já passou por ela. Não existe uma fórmula secreta para essa situação, pois cada caso tem sua peculiaridade, conforme as políticas da empresa e o perfil do seu chefe.

O segredo primordial é tentar fazer um acordo de cavalheiros com seu futuro ex-chefe. Peça para a empresa a qual está te contratando um tempo maior para se desligar da outra empresa, pois seu superior talvez não estivesse esperando uma perda de um componente da equipe dele. Assim, você também mostra à outra empresa que você é um profissional responsável, que não gosta de deixar ninguém na mão.




Caso a empresa contratante não aceite esse prazo maior e esteja precisando de alguém urgentemente para preencher a vaga, tente inverter a situação. Faça seu ex-chefe entender que aquela é uma oportunidade única na sua carreira, e mostre a ele todo o seu potencial e seus serviços prestados com êxito durante o tempo em que está na empresa.

Deixe claro que você está saindo apenas porque a outra empresa ofereceu uma oportunidade que se encaixa mais para seus objetivos de vida nesse momento, e que você quer explorar novos mercados e ter novos aprendizados, que podem ser reaproveitados na empresa que você está deixando, caso as portas estejam abertas quando você sair.

Isso não significa que seu superior irá atender de pronto as suas solicitações, mas o importante é você tentar fazer a sua parte e não perder o controle nunca, mesmo que a situação não seja favorável a você. Converse educadamente e se atreva a convidar seu chefe para uma despedida sua em um happy hour da empresa.

Por Felipe Villares


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário