Como lidar com a diferença entre as gerações

Categoria: Dicas


Os conflitos entre as gerações no ambiente de trabalho podem ser minimizados com algumas atitudes.

Não há como negar que o abismo entre gerações é cada vez maior, ainda mais com o advento das novas tecnologias, o que vai fazendo as novas gerações se distanciarem cada vez mais e mais rápido. E quando isso chega ao mercado de trabalho, como lidar? A insegurança e a falta de conhecimento no comportamento do colega pode fazer com que o dia a dia em uma empresa seja repleto de conflitos, muitas vezes desnecessários. Separamos algumas dicas para minimizar os conflitos que existem entre as gerações no mercado de trabalho.

– Veja com outros olhos:

Essa é a dica clássica, procure entender porque aquela pessoa toma determinadas atitudes que para você não fazem sentido. Tudo envolve um contexto histórico e social onde aquela pessoa cresceu e foi formada e você precisa entender isso, seja mais velho ou mais novo. Ver com os olhos dos outros é importante e ainda demonstra ao outro que você se importa em resolver a situação.

– Livre-se do preconceito:




Tente ao máximo não julgar uma pessoa pela sua idade quando ela adentra sua equipe ou vice-versa. Novas gerações tem a tendência de achar os mais velhos lentos e irresponsáveis com o meio-ambiente, enquanto as gerações mais antigas tendem a achar os mais novos dispersos e muito ansiosos. Trabalhar em conjunto e unir duas características de gerações pode ser extremamente proveitoso para você e pra sua produtividade, por isso não julgue alguém apenas pela sua idade.

– Engajamento:

Palavra essencial para os mais jovens, algumas vezes, a política de certas empresas entra em conflito com as novas gerações, que compartilham tudo, inclusive a liderança. A ideia dos jovens é se envolver e resolver de fato questões no trabalho em vez de apenas “fazer”, o engajamento das novas gerações tem nisso um ponto muito positivo e as empresas podem aproveitar muito disso.

Não importa a qual geração você pertença, tenha sempre em mente que todos no trabalho devem se apoiar e você pode aprender muito, tanto com os mais velhos, quanto com os mais novos.

Por Tom Vitor de Freitas


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário