Dicas para tornar o horário flexível mais produtivo

Categoria: Dicas


Ter um horário flexível no trabalho traz grandes benefícios à empresa e ao profissional. Por isso, é preciso saber a melhor maneira de como usar este horário para se tornar mais produtivo.

É muito comum nos dias de hoje que algumas empresas ofereçam horários flexíveis para os seus funcionários, e isso vem mostrando muitos benefícios como, por exemplo, ter pessoas que apresentam mais ideias, mais disposição e motivação para a realização das atividades.

Mas para conseguir esse resultado, é essencial saber como usar esse horário flexível de modo produtivo, e aqui vamos mostrar como fazer com que essa meta seja realizada.

A primeira coisa que deve ser analisada é o tipo de desenvolvimento profissional que o colaborador está apresentando na empresa. Será que você realmente tem o perfil para usar o benefício do horário flexível?

Depois que fez essa reflexão, é preciso se preparar para esse modo diferenciado de trabalho, pois esse tipo de mudança afeta a carreira, a vida familiar, pessoal, entre outros aspectos.

Para acertar nessa flexibilização de modo produtivo verifique de antemão como esse tipo de carga horária vai afetar a empresa, principalmente quais são os benefícios para você, para o seu dia a dia, e como vai ficar o ambiente com os demais colegas.




É preciso usar esse tempo livre para relaxar, se divertir com os amigos e familiares, pois dessa forma, o funcionário vai chegar com um novo tipo de expectativa em relação ao seu trabalho.

E exatamente por esse motivo o número de empresas que estão usando esse método de jornada de trabalho aumenta. Alguns exemplos clássicos são as multinacionais Google e Microsoft.

O colaborador também precisa ter disciplina, principalmente se ele trabalhar com metas. Não ter um bom gerenciamento do tempo livre, e do tempo que precisa trabalhar pode dificultar o seu rendimento.

É ideal que as empresas ofereçam aos seus funcionários palestras que orientam o que deve ser feito durante esse tempo disponível, proibindo totalmente que eles trabalhem no horário livre, pois a sobrecarga de tarefas deixa o profissional ansioso e pouco produtivo.

No horário livre, o ideal é se desligar totalmente das tarefas, não fazer trocas de e-mails, nem telefonemas que vão tratar sobre suas atividades profissionais. 

Por Yasmin Fernandes Robles


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário