Dicas de como analisar uma proposta de emprego

Categoria: Dicas

  

A análise de uma nova proposta de emprego deve ser feita considerando vários aspectos para não haver arrependimentos posteriores.

Quando você receber uma proposta de emprego, saiba que é preciso avaliá-la muito bem, pois apesar da crise que o país enfrenta, nem sempre o primeiro emprego que encontramos é o que realmente desejamos e talvez seja preciso aguardar um pouco mais, por isso é tão importante saber avaliar uma proposta de emprego recebida.

O salário é o primeiro item avaliado quando se recebe uma proposta de emprego e esta avaliação não é tão simples quanto parece, pois não é questão de saber se o novo emprego paga mais do que o antigo. Várias questões deverão ser avaliadas nesta hora, por exemplo, os benefícios oferecidos, pois pode acontecer do salário ser um pouco menor, mas a empresa oferecer muito mais benefícios e o montante se torna mais vantajoso.

Fique atento também para o contrário, pois a nova proposta de emprego pode trazer um salário que seja um pouco maior, mas com menos benefícios e aí, não é interessante.

Mas cada caso deve ser analisado de forma individual, por exemplo, a pessoa pode receber uma proposta de emprego que pague menos, mas o local de trabalho é bem mais perto, você vai economizar horas no trânsito e se isso for um fator que pesa muito para o profissional, então será uma vantagem.
Há casos também, onde a pessoa aceita ganhar menos, porém, trabalhando em uma área que realmente gosta.
Fique atento também, na hora de avaliar uma proposta de emprego, em relação às horas trabalhadas, se é preciso trabalhar final de semana ou fazer hora extra. Para quem precisa aumentar a renda, esta opção é interessantíssima, mas quem estuda depois do trabalho ou precisa chegar cedo em casa para cuidar da família, não vai ter como atender a estes requisitos do novo emprego.




O local de trabalho é outra questão que pesa muito ao avaliar uma proposta de emprego, muitas vezes pesa tanto quanto o salário. Um novo emprego pode oferecer um salário muito melhor do que você recebe atualmente, mas o local de trabalho é distante, podendo ser em outra cidade ou até mesmo em outro estado.

Neste caso, quem vai arcar com os custos de moradia? E a alimentação? E quando serão as folgas para você visitar a família? Ou teria como levar a família junto com você? Tudo isso deve ser pensando, juntamente com a família, para não haver arrependimentos posteriores.

Como podemos ver, não existem “regras” fixas para avaliação de uma proposta de emprego, o importante é que o profissional analise todos os pontos, pense no futuro, analise os prós e os contras e não se atenha somente na questão salarial, assim poderá saber, de fato, se a proposta para o novo emprego é realmente interessante.

Por Russel


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário