Importância de dar o feedback corretamente

Categoria: Dicas

  

Alguns chefes não sabem como dar um bom feedback, mas quando essa ferramenta é usada da maneira correta, ajuda o funcionário a se desenvolver dentro da empresa e o estimula positivamente.

Muitas pessoas rejeitam ou sentem medo na hora de conversar com seu líder sobre trabalhos realizados. A rejeição muitas vezes se dá por conta dos funcionários considerarem o momento do feedback, a hora de “tomar bronca”. Isso está longe de ser real, na verdade o feedback, quando usado corretamente, não só estimula o funcionário como também o ajuda a se desenvolver dentro da empresa. Mas por que será que ele é tão confundido com a famosa bronca?

Muitos líderes nãos sabem usar o feedback ou usam esse termo em situações errôneas, é o caso dos chefes que só falam sobre isso quando a equipe ou um funcionário específico cometeu algum erro. No geral, a escolha do ambiente em que é dada a conversa, a hora do dia e com quantos funcionários de cada vez o líder falar, são fatores que influenciam diretamente se o feedback está sendo feito de forma correta, isso porque se a conversa acontecer em algum momento inoportuno, o chefe não vai conseguir conduzir um feedback construtivo.




Outro erro que é constantemente cometido por líderes é focar nas características da pessoa e não em seu comportamento. É claro que algumas pessoas possuem certos traços de personalidade que podem atrapalhar uma equipe, mas em geral, o feedback (se for negativo) deve ser sobre o comportamento do funcionário em determinado projeto ou período.

Para a construção de uma carreira mais sólida, você precisa passar por alguns feedbacks ao longo de sua vida. Não o encare como se fosse um monstro, muitas vezes seu chefe pode ressaltar seus pontos fortes e elogiar atitudes que você tem tomado, pois isso motiva e dá energia para os funcionários se sentirem bem no ambiente de trabalho. Em geral, o feedback é parte essencial da vida no trabalho e se deve aproveitar isso da melhor maneira possível, ressaltar as partes positivas e negativas de uma equipe para que todos estejam prontos para trabalhar juntos.

Por Tom Vitor de Freitas


 

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