Dicas para a entrevista do primeiro emprego





É preciso saber como se comportar e o que falar em uma entrevista de 1º emprego.

A entrevista de emprego é um dos momentos mais tensos para candidatos de todas as idades e o nervosismo cresce ainda mais quando se trata do primeiro emprego.

Estar à altura dos demais candidatos, ser claro em suas afirmações, passar uma boa impressão ao entrevistador. Todas essas preocupações passam pela cabeça de quem está diante de uma entrevista marcada para o primeiro emprego. Algumas dicas são valiosas nessa hora.


Tenha em mente que a vaga não é única. Por mais que você queira aquela vaga, ela não é única. Outras aparecerão e você terá a chance de demonstrar igualmente a sua capacidade. Pensando dessa forma, boa parte do nervosismo já será eliminada.

Outro ponto importante é ter cuidado ao falar de suas qualidades pessoais: já que experiência não é seu forte, nada mais comum do que tentar levar o foco da entrevista para suas qualidades pessoais, mas não exagere! Se seu currículo foi selecionado, com certeza sua formação e cursos já foram analisados pela equipe de RH. Mantenha-se focado em demonstrar outras características, como sua vivência em grupo, por exemplo. Só faça uma descrição de sua formação acadêmica se o entrevistador requisitar.

Não minta! Na ânsia pela conquista da primeira vaga de emprego, às vezes podemos faltar com a verdade em alguns itens, ou mesmo omitir outros fatores importantes para o empregador. Tenha em mente que mentir sobre uma capacidade, por exemplo, poderá acarretar problemas no futuro, caso venha realmente a ser contratado. A sinceridade é um dos fatores mais importantes para os empregadores. De nada adianta “vender seu peixe” e não ter a capacidade para demonstrar as qualidades que o empregador espera de você.


Sempre deixe claro sua vontade de aprender. Sua posição como um novo funcionário de uma empresa não é diferente da maioria dos novos empregados: novo ambiente de trabalho, novos colegas, nova rotina. Deixe claro que tem o desejo de aprender e contribuir com a empresa.

E, acima de tudo, seja confiante! Uma postura firme na hora da entrevista pode fazer toda a diferença aos olhos do seu entrevistador, e lhe render sua entrada no mercado de trabalho.

Por Patrícia Generoso



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *