Melhor dia para entregar currículos




Terça-feira é o melhor dia da semana para enviar currículos para processos seletivos.

Depois de todas aquelas dicas de como elaborar um bom currículo e os itens essenciais e dispensáveis para a sua elaboração, surge uma dúvida: qual seria o melhor dia para a entrega do currículo?

É quase uma regra: segunda-feira é o dia de começar a procura por uma nova oportunidade de emprego. Talvez a segunda tenha essa fama por ser considerada para muitas pessoas como o recomeço do ciclo. Quase todos nós quando vamos enviar um currículo para uma empresa mais desejada, optamos pelo primeiro dia útil da semana, pois temos a falsa sensação de que é um dia mais produtivo.


Mas não é o que acontece: segundo um levantamento publicado no site Business Insider, as terças-feiras são os dias em que mais vagas de emprego são geradas (20%), em seguida vem a quarta-feira, seguida de perto da segunda-feira.

A segunda-feira, queridinha dos candidatos à vaga é a terceira em quantidade de oportunidades, ao contrário do que pensam os candidatos. Isso ocorre, porque as empresas precisam de um tempo para publicar as vagas, e muitas vezes a segunda-feira é separada como um dia de planejamento para a semana de trabalho.

Mas por que devemos enviar o currículo na terça? Segundo o mesmo site, a chance de ocupar uma vaga está diretamente ligada ao dia em que o currículo foi postado. Quanto mais perto da data de abertura da vaga, maior a chance do candidato ser chamado para uma entrevista.


Então, se o maior número de vagas é publicado nas terças e quartas feiras, o melhor dia para o envio do currículo é a terça feira, contrariando todas as nossas tradições.

Independente do dia em que seu currículo for postado é bom saber que nos outros dias da semana também são abertas vagas, portanto não se desespere: se você não pôde enviar currículos na última terça-feira, continue os distribuindo pelo resto da semana. As chances podem ser menores, mas com certeza elas existem. Enviar currículos só na terça-feira não irá aumentar suas chances se nos outros dias você não continuar sua busca pela vaga.

Por Patrícia Generoso



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *