Carreiras ligadas à Sustentabilidade




Empresas estão contando, cada vez mais, com programas ligados à sustentabilidade, e surgem alguns cargos para o setor, como Assistente, Analista ou Coordenador de Sustentabilidade.

Sustentabilidade é um tema complexo e bastante ligado ao mundo atual nas diversas esferas da sociedade. Ações sustentáveis estão presentes não apenas em ONGs, mas as maiores empresas contam com programas ligados ao seguimento e, em alguns casos, os conceitos de sustentabilidade se misturam com responsabilidade social. No que se refere ao mercado de trabalho, os interessados nestes temas, especialmente sobre questões relacionadas a ações sustentáveis, podem seguir em funções e carreiras como Assistente, Analista ou Coordenador de Sustentabilidade, etc.

Vale destacar que os profissionais podem atuar em ONGs, entidades públicas e privadas, além de setores focados no tema sustentabilidade de algumas empresas. No caso de funções como Assistente, o setor requer que a pessoa tenha formação superior na área de meio ambiente (Gestão Ambiental, Ecologia, Oceanografia, Engenharia Ambiental, etc.). Algumas das principais atividades do cargo são criar, monitorar e gerir projetos ligados a medidas sustentáveis.


O Analista de Sustentabilidade participa de ações diversas, desde criação de relatórios, projetos ambientais a estudos específicos, com criação e edição de conteúdo. O profissional também deve estar apto a organizar e administrar eventos e encontros do setor, por exemplo. Outro requisito bastante exigido é a habilidade e traquejo para prospecção de verba ou patrocínio direcionados a projetos de sustentabilidade.

O Coordenador exerce função de grande responsabilidade, como um importante gestor da equipe.  O cargo exige conhecimento sobre as funções dos colaboradores e direcionamento em relação a decisões importantes. Na prática, o coordenador supervisiona projetos de sustentabilidade e organiza mecanismos para que as atividades sejam mais eficazes e benéficas para todos os envolvidos nos procedimentos.

Engenharia Florestal:


Interessados em trabalhar com sustentabilidade podem investir na formação acadêmica com cursos ligados à Engenharia Florestal. O profissional da área está diretamente ligado a ações sustentáveis e ao uso dos recursos naturais, de forma geral.

Para o Engenheiro Florestal Mauro Armelim, em entrevista ao “Guia do Estudante”, durante a faculdade, é preciso que o aluno seja eficiente nas aulas de cálculos e temas ligados à área de exatas, mas é essencial ter “conceitos de ecologia e ecossistemas bem claros na mente”. Ele afirma que o profissional quando se depara com áreas como a Amazônia, é necessário pensar na questão dos cálculos, mas também ter a dimensão e conhecimento sobre os recursos naturais do ambiente.

Por Letícia Veloso



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *