Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.



Tipos de entrevistas realizadas em processos seletivos

Categoria: Dicas, Entrevistas, Processos Seletivos


Alguns tipos de entrevistas são mais realizadas em recrutamentos e servem para avaliar características específicas dos candidatos.

Você foi convocado para uma entrevista de emprego? Sabe como ela será?  Para estar preparado e mandar bem na conversa com o recrutador é fundamental conhecer a forma da entrevista. Por exemplo, ela pode ser por meio de uma conversa técnica ou até mesmo em grupo. Que tal conhecer os tipos de entrevistas mais comuns?

– Entrevista com foco em comportamento:

Neste tipo de conversa, o recrutador terá foco nas características pessoais do candidato e, assim, verá se elas são compatíveis com o cargo. Neste tipo de entrevista existem pontos fortes que são destacados como, por exemplo, experiência, conhecimento, habilidades na área, entre outras.

– Conversa técnica:

Neste tipo de entrevista, o recrutador que conhecer as habilidades do candidato na área. Desta forma, o foco é centrado nas habilidades. Geralmente, o entrevistador tem muito conhecimento da área, para avaliar o candidato.

– Entrevista de caso: lidando com um problema.

Neste tipo de entrevista, o candidato pode lidar com um problema comum que a Organização tenha passado. O foco é notar como o interessado pela vaga vai lidar com os conflitos que podem surgir na empresa e como ele vai encontrar a solução.



– Entrevista em grupo:

Este tipo de conversa é comum em processos de trainee. O candidato deve escutar atentamente a orientação do recrutador e procurar segui-la de forma adequada. Muitas vezes, é pedido uma mini apresentação da carreira do candidato, por exemplo.

– Videoconferência: a importância da tecnologia.

A videoconferência é uma entrevista realizada pelo computador. É muito comum quando a Organização esta recrutando profissionais de diferentes partes do mundo, por exemplo. Antes da entrevista, é fundamental que o candidato verifique a conexão da internet, assim como, a câmera e o microfone, para evitar qualquer tipo de interrupção durante a conversa.

– Entrevista por telefone:

Neste tipo de conversa, o recrutador procura conhecer o candidato por meio de informações básicas como pretensão salarial, horários, entre outras. As Organizações buscam conhecer mais detalhes, que muitas vezes, estão faltando no currículo. 

Por Babi



Artigos Relacionados