As empresas buscam líderes que tenham a habilidade de se relacionar e atuar entre todos os setores da companhia, aumentando a eficiência e a rentabilidade da companhia.
Com a volatilidade imposta ao mercado devido à crise global, as companhias buscam empregar pessoas com maiores habilidades técnicas e que possuam um comportamento mais estável, para as oportunidades em cargos de liderança, de acordo com a Wyser, uma empresa especialista em selecionar executivos para média e alta gerência da Gi Group. A Gi Group é uma multinacional italiana de recursos humanos.
A análise feita pelo diretor da Wyser, Fabio Nogueira, indica que com a turbulência vivida pelo mercado nos tempos atuais faz-se necessário às empresas a contratação de líderes que tenham a habilidade de se relacionar e atuar entre todos os setores da companhia, aumentando, assim, a eficiência e a rentabilidade da companhia.
As características mais valorizadas pelas companhias no momento da seleção de seus gestores, de acordo com a Wyser, são:
– Liderança:
Pessoas com capacidade para liderança através do exemplo. Também, uma liderança que mostre resultados rápidos à corporação.
– Resiliência:
Executivos com alta capacidade para suportar as pressões por decisões assertivas diárias dentro de uma empresa. Que haja, não por impulso, mas sim, com calma e objetivando sempre a decisão mais coerente.
– Autodesenvolvimento:
Profissionais que procurem sempre progredir intelectualmente, que não se baseiam apenas na grade curricular acadêmica, mas tentem adquirir novos conhecimentos aperfeiçoando as suas habilidades.
– Proatividade:
Gestores que consigam entender o futuro do mercado, que tomam decisões corretas observando as tendências do mercado, com coragem para agir no momento necessário e angariar resultados para a companhia.
– Criativo com o pé no chão:
Profissional capaz de ousar, ir além dos objetivos requisitados, porém, tomando os devidos cuidados para não prejudicar a empresa.
– Especialistas:
Profissionais profundamente conhecedores de seus ramos de atividade, com a capacidade de resolver problemas de alta complexidade. Esses são os mais requisitados pelas companhias. Principalmente em áreas como finanças, tecnologia e engenharia.
Como pode ser percebido, o que as empresas buscam como perfil de liderança, é o profissional que seja extremamente capacitado para a atividade, que constantemente busque desenvolvimento profissional e com facilidade de trabalhar em equipe trazendo os melhores resultados à corporação.
Por Igor Furraer