Novas regras para o pagamento do PIS 2016

Categoria: Benefícios, PASEP, PIS

  

Em 2016 as regras serão mais rígidas. O pagamento será proporcional ao tempo de trabalho.

As novas regras para o recebimento do PIS e Pasep que entraram em vigor no início deste ano não vão afetar os beneficiários que irão receber em 2015. Porém, vão ser executadas a partir do ano de 2016.

As regras para o recebimento serão mais rígidas e afetarão, ainda, o seguro-desemprego. As novas mudanças no PIS previstas para o ano que vem determinam que o trabalhador receba o benefício de acordo com o tempo trabalhado. Anteriormente, independente dos dias trabalhados, tendo como mínimo um mês, o contribuinte recebia um salário mínimo, agora de acordo com as novas regras esse valor só será recebido, na íntegra, após 12 meses trabalhados. Lembrando que essas novas regras só vão valer a partir do ano que vem. Neste ano, os trabalhadores vão receber o PIS de acordo com as antigas regras que são: ter recebido até dois salários mínimos mensalmente, no ano anterior, ter trabalhado com carteira assinada durante 5 anos e ter trabalhado com carteira assinada durante 30 dias consecutivos ou não.

Ressaltando que, o Pasep é uma iniciativa do Governo Federal que visa beneficiar os policiais militares civis e funcionários públicos. O saque desse benefício é feito nas agências do Banco do Brasil (BB), e o trabalhador precisa ter em mãos o número do Pasep, juntamente com um documento de identificação. Além disso, o Pasep e o Pis compartilham de um mesmo objetivo e são, também, um meio para o Governo fazer uma melhor transferência de renda.




Com o surgimento das novas regras é necessário que o trabalhador comprove, pelo menos 5 anos de cadastro no PIS ou no Pasep.

Para mais informações ou dúvidas relacionadas ao recebimento do benefício, o trabalhador pode consultar o endereço eletrônico da Caixa Econômica Federal: www.caixa.gov.br.

Por Stephanie Rodrigues do Nascimento


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




23 comentários em “Novas regras para o pagamento do PIS 2016

  1. Daiane mota

    Queria saber se esse ano 2017 nasceu eu em novembro. Tenho direito? Obrigado meu nome é Daiane tenho 8 anos de carteira assinada.

    Responder
  2. Cássia

    Estou de licença maternidade, o valor do meu PIS sera alterado por esse motivo ?

    Responder
  3. keyla

    As pessoas que são do mês de agosto ja recebem esse mês mesmo Quem tem conta na caixa ja pode olhar que já estará disponível

    Responder
  4. JOZIVALDA

    SE O PIS OU PASEP É UM DIREITO DO TRABALHADOR QUE RECEBE ATÉ DOIS SALÁRIOS MINIMO, PORQUE SE ESSE MESMO FUNCIONÁRIO TIRAR FERIAS PERDE O DIREITO AO ABONO SALARIAL.

    Responder
  5. Adriana

    Minha irma começou a trabalhar em julho de 2016,só recebeu proporcional a 6 meses de trabalho, ou seja, de julho a dezembro, ela só recebeu agora em julho a metade do valor do PIS. Que País é esse meu Deus!!!

    Responder
  6. joão marques dos santos

    Fui demitido esse ano tinha 5 anos na empresa sai com o salario de 1400 na carteira tenho direito ao piz esse ano .
    Digo isso por que ano passado não recebi o benefício.

    Responder
  7. Sergio Santos

    Sou do mês de fevereiro, e ainda não recebi o pagamento do benefício. Gostaria de saber se, este ano vigente, eu posso sacar o pis. Boa noite e obrigado.

    Responder
  8. joao aparecido da silva

    eu sou aposentado e trabalhei todo o ano de 2015 tenho direito a receber o PIS?

    Responder
  9. Robson Janette Guerra

    Bom dia queria saber se eu tenho direito au PIS esse ano ??

    Responder
  10. Dayane

    gostaria de saber …trabalhei 2014 e fui demitida em julho de 2015 ….eu recebo meu pis inteiro? ??

    Responder
  11. Dayane

    Olá gostaria de saber …trabalhei 2014 e fui demitida em julho de 2015 ….eu recebo meu pis inteiro? ??

    Responder
  12. Rosângela teixeira

    Ñ cai nada na minha conta desde 2015. todo mês vou lá e nada.minha carteira foi assinada em 2007 será se perdi meu direito de receber o pis?

    Responder

Deixar um Comentário