PIS Pasep – Como Sacar e Quem Tem Direito

Categoria: Benefício, Benefícios, PASEP, PIS

  

Confira aqui todas as informações sobre o pagamento do PIS Pasep.

Segundo dados oficiais da Controladoria Geral da União, a CGU, mais de 15 milhões de brasileiros têm direito ao recebimento de créditos por parte do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, o chamado PIS/Pasep. A própria CGU divulgou os números que serão destacados nesta matéria e também informou que a falha na comunicação juntamente com esses trabalhadores resultou em tal problema.

Dessa forma, os trabalhadores que contribuíram com os programas aqui destacados até 1988 possuem o direito a receber as suas cotas referentes a seus rendimentos anuais durante a época que contribuiu. Outro detalhe muito importante é que o mesmo poderá sacar todo o seu crédito disponível em caso de aposentadoria, idade acima de 70 anos ou até mesmo doença. Caso o beneficiado já tenha falecido, os herdeiros diretos do trabalhador poderão sacar o crédito disponível.

O controlador geral de auditoria da Área Fazendária da CGU, Antônio Carlos Bezerra Leonel, destacou que até 1988 os programas PIS/Pasep eram administrados por meio de um fundo de participação. No entanto, a partir de 1988 tal fundo encerrou as arrecadações para contas individuais e passou a destinar as contribuições para o Fundo de Amparo ao Trabalhador. Tal mudança se deveu ao fato do custeio de benefícios como, por exemplo, seguro-desemprego, abono salarial e financiamento de programas de capacitação.

Vale ressaltar que uma auditoria foi realizada pela CGU e veio a analisar o período julho de 2013 a junho de 2014, bem como dados de 31 milhões de cotistas. Através de tal auditoria foi constatado pela CGU que o Fundo de Participação do PIS/Pasep, com contribuições até 1988, possuía nada menos que 31 milhões de cotistas. Em relação a este número, 26 milhões eram referentes ao PIS e 5 milhões do Pasep, sendo que o fundo total chegou a R$ 37,5 bilhões.




Outro detalhe muito importante em relação a este caso é que o fato da falha na comunicação com os beneficiados já foi tema de discussão no Tribunal de Contas da União. Sendo assim, o Tribunal determinou que deveria haver uma grande divulgação em torno do crédito disponível para os referidos contribuintes.

Caso o trabalhador tenha direito ao recebimento de algum crédito em relação ao PIS/Pasep, saiba que o procedimento para sacar o crédito é bastante simples. Em relação à contribuição por meio do Pasep, o beneficiado deve se dirigir a uma agência do Banco do Brasil. Caso o direito ao crédito seja através do PIS, basta que o trabalhador procure uma agência da Caixa Econômica Federal.

Por Bruno Henrique


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




24 comentários em “PIS Pasep – Como Sacar e Quem Tem Direito

  1. Emanoel leozirio Vieira Santos

    A última vez que tive minha carteira assinada foi em 1996, de lá para cá sou autônomo, e tenho 1 ano e meio que estou no auxílio doença…eu tenho direito??

    Responder
  2. Marlucia da silva rosa

    Eu trabalho de empregada doméstica eu tenho direito do pis

    Responder
  3. Elza Antunes Brum

    Quem está em benefício mais tem a carteira assinada tem direito de receber o pis

    Responder
  4. M Nazaré Galvão

    Já tenho mais de 5 anos de carreira assinada,só que fiquei desempregada um bom tempo,só agora no mês de maio consegui ficha minha carteira de novo, será que tenho direito de receber o pis ainda esse ano de 2017??

    Responder
  5. Sandra Aparecida Fernandes

    Trabalhei com carteira assinada em fevereiro do ano passado e recebi o pis de 2015 e gostaria de saber desta empresa que trabalhei em 2016 como pegar meu pis trabalhei 8 mes desde ja obrigada

    Responder
  6. Raimundo Lisboa Pessoa

    Trabalhei 6 anos na empresa e pedi
    Demissão em 03/2017 eu tenho direito
    Algo o meu cadastro e de 1981

    Responder
  7. Rafael mariano

    Tenho cadastro do pis desde 2004 trabalhei em 2004 e 2016 fiz aniversário em janeiro será q tenho direito

    Responder
  8. celso Luiz de azevedo

    trabalhei até janeiro de 2016 como funcionário publico e sempre recebi meu pasep no bco do Brasil e recebia sempre em julho ou agosto fui exonerado em janeiro e estou trabalhando em empresa privada e agora o banco mudou meu pagamento pra caixa pegar e só em
    fevereiro isto pode pq vou ficar sem receber este ano

    Responder
  9. Micilene de cassia da Silva Ferreira

    Eu trabalhei so 2014 até 2015 apenas um ano e 3 meses,eu desde 2015 estou desempregada serar se tenho direito a receber .

    Responder
  10. Aigya

    Trabalhei 3anos e 7meses no estado no qual me descontavam o pis/pasep tenho direiro de receber ?

    Responder
  11. Tiago

    Eu recebi o pis em 2012,2013,2014,2015, mas no ano passado eu não registrei a carteira nenhum mês em 2015, meu último registro foi em setembro de 2014 e esse ano estou registrado desde abril. Gostaria de saber se eu tenho o direito de receber??

    Responder
  12. Débora Cristina Mendes felix

    Gostaria de saber se tenho direito nunca peguei e outra tenho a carteira de trabalho desde 2009 meu primeiro trabalho mais estou encostada auxílio de doença. Será se tenho dinheiro? E estou com dois cartão cidadão um do ano de 2010 e o outro de 2011 ja olhei uma vez e muito tempo fala que meu cartão e inválido me ajuda

    Responder
  13. Giselly

    Completo aniversario no mês de agosto e estou na segunda parcela do seguro desemprego. Sempre recebi o PIS. Mesmo recebendo o seguro tenho direito ao PIS?

    Responder
  14. Diego

    Con 17 anos trabalhei com carteira assinada e agor atenho 21 anos e mes q vem faz 1 ano q to fixado sera q tenho direito?

    Responder
  15. Marcos

    Eu trabalhei so 1ano e 7 meses de carteira asinada sera que tenho diteito ao pis?

    Responder
  16. BELONI CAVALIN RUVIARO

    Meu filho trabalha numa empresa privada com carteira assinada a 3 anos,será que ele tem direito ao benefício de PIS PASEP.?

    Responder
  17. Aline

    Tenho um registro na minha carteira a 5 anos atrás será que esse ano tenho direito ao PIS

    Responder
  18. Joao batista da silva

    eu trabalhei de carteira assinada em 2010 e depois retornei a fichar minha carteira, só em 2013 ate no momento será que esse ano eu tenho direito ao pis?

    Responder

Deixar um Comentário