PIS Pasep – Como Sacar e Quem Tem Direito

Categoria: Benefício, Benefícios, PASEP, PIS

  

Confira aqui todas as informações sobre o pagamento do PIS Pasep.

Segundo dados oficiais da Controladoria Geral da União, a CGU, mais de 15 milhões de brasileiros têm direito ao recebimento de créditos por parte do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, o chamado PIS/Pasep. A própria CGU divulgou os números que serão destacados nesta matéria e também informou que a falha na comunicação juntamente com esses trabalhadores resultou em tal problema.

Dessa forma, os trabalhadores que contribuíram com os programas aqui destacados até 1988 possuem o direito a receber as suas cotas referentes a seus rendimentos anuais durante a época que contribuiu. Outro detalhe muito importante é que o mesmo poderá sacar todo o seu crédito disponível em caso de aposentadoria, idade acima de 70 anos ou até mesmo doença. Caso o beneficiado já tenha falecido, os herdeiros diretos do trabalhador poderão sacar o crédito disponível.

O controlador geral de auditoria da Área Fazendária da CGU, Antônio Carlos Bezerra Leonel, destacou que até 1988 os programas PIS/Pasep eram administrados por meio de um fundo de participação. No entanto, a partir de 1988 tal fundo encerrou as arrecadações para contas individuais e passou a destinar as contribuições para o Fundo de Amparo ao Trabalhador. Tal mudança se deveu ao fato do custeio de benefícios como, por exemplo, seguro-desemprego, abono salarial e financiamento de programas de capacitação.

Vale ressaltar que uma auditoria foi realizada pela CGU e veio a analisar o período julho de 2013 a junho de 2014, bem como dados de 31 milhões de cotistas. Através de tal auditoria foi constatado pela CGU que o Fundo de Participação do PIS/Pasep, com contribuições até 1988, possuía nada menos que 31 milhões de cotistas. Em relação a este número, 26 milhões eram referentes ao PIS e 5 milhões do Pasep, sendo que o fundo total chegou a R$ 37,5 bilhões.




Outro detalhe muito importante em relação a este caso é que o fato da falha na comunicação com os beneficiados já foi tema de discussão no Tribunal de Contas da União. Sendo assim, o Tribunal determinou que deveria haver uma grande divulgação em torno do crédito disponível para os referidos contribuintes.

Caso o trabalhador tenha direito ao recebimento de algum crédito em relação ao PIS/Pasep, saiba que o procedimento para sacar o crédito é bastante simples. Em relação à contribuição por meio do Pasep, o beneficiado deve se dirigir a uma agência do Banco do Brasil. Caso o direito ao crédito seja através do PIS, basta que o trabalhador procure uma agência da Caixa Econômica Federal.

Por Bruno Henrique


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




23 comentários em “PIS Pasep – Como Sacar e Quem Tem Direito

  1. Marlucia da silva rosa

    Eu trabalho de empregada doméstica eu tenho direito do pis

    Responder
  2. Elza Antunes Brum

    Quem está em benefício mais tem a carteira assinada tem direito de receber o pis

    Responder
  3. M Nazaré Galvão

    Já tenho mais de 5 anos de carreira assinada,só que fiquei desempregada um bom tempo,só agora no mês de maio consegui ficha minha carteira de novo, será que tenho direito de receber o pis ainda esse ano de 2017??

    Responder
  4. Sandra Aparecida Fernandes

    Trabalhei com carteira assinada em fevereiro do ano passado e recebi o pis de 2015 e gostaria de saber desta empresa que trabalhei em 2016 como pegar meu pis trabalhei 8 mes desde ja obrigada

    Responder
  5. Raimundo Lisboa Pessoa

    Trabalhei 6 anos na empresa e pedi
    Demissão em 03/2017 eu tenho direito
    Algo o meu cadastro e de 1981

    Responder
  6. Rafael mariano

    Tenho cadastro do pis desde 2004 trabalhei em 2004 e 2016 fiz aniversário em janeiro será q tenho direito

    Responder
  7. celso Luiz de azevedo

    trabalhei até janeiro de 2016 como funcionário publico e sempre recebi meu pasep no bco do Brasil e recebia sempre em julho ou agosto fui exonerado em janeiro e estou trabalhando em empresa privada e agora o banco mudou meu pagamento pra caixa pegar e só em
    fevereiro isto pode pq vou ficar sem receber este ano

    Responder
  8. Micilene de cassia da Silva Ferreira

    Eu trabalhei so 2014 até 2015 apenas um ano e 3 meses,eu desde 2015 estou desempregada serar se tenho direito a receber .

    Responder
  9. Aigya

    Trabalhei 3anos e 7meses no estado no qual me descontavam o pis/pasep tenho direiro de receber ?

    Responder
  10. Tiago

    Eu recebi o pis em 2012,2013,2014,2015, mas no ano passado eu não registrei a carteira nenhum mês em 2015, meu último registro foi em setembro de 2014 e esse ano estou registrado desde abril. Gostaria de saber se eu tenho o direito de receber??

    Responder
  11. Débora Cristina Mendes felix

    Gostaria de saber se tenho direito nunca peguei e outra tenho a carteira de trabalho desde 2009 meu primeiro trabalho mais estou encostada auxílio de doença. Será se tenho dinheiro? E estou com dois cartão cidadão um do ano de 2010 e o outro de 2011 ja olhei uma vez e muito tempo fala que meu cartão e inválido me ajuda

    Responder
  12. Giselly

    Completo aniversario no mês de agosto e estou na segunda parcela do seguro desemprego. Sempre recebi o PIS. Mesmo recebendo o seguro tenho direito ao PIS?

    Responder
  13. Diego

    Con 17 anos trabalhei com carteira assinada e agor atenho 21 anos e mes q vem faz 1 ano q to fixado sera q tenho direito?

    Responder
  14. Marcos

    Eu trabalhei so 1ano e 7 meses de carteira asinada sera que tenho diteito ao pis?

    Responder
  15. BELONI CAVALIN RUVIARO

    Meu filho trabalha numa empresa privada com carteira assinada a 3 anos,será que ele tem direito ao benefício de PIS PASEP.?

    Responder
  16. Aline

    Tenho um registro na minha carteira a 5 anos atrás será que esse ano tenho direito ao PIS

    Responder
  17. Joao batista da silva

    eu trabalhei de carteira assinada em 2010 e depois retornei a fichar minha carteira, só em 2013 ate no momento será que esse ano eu tenho direito ao pis?

    Responder

Deixar um Comentário